Assinar
Óbidos

Mistura de produtos químicos provoca dez vítimas ligeiras em Usseira

Foram libertados gases que provocaram intoxicações.

A mistura de produtos químicos numa unidade industrial de produção de fruta, em Usseira, concelho de Óbidos, provocou esta manhã dez vítimas “em estado leve” por intoxicação.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, o incidente terá resultado na libertação de gases que afetou dez trabalhadores.

Cinco foram transportados para o hospital de Caldas da Rainha pelos meios de socorro e os outros cinco dirigiram-se ao hospital pelos próprios meios, adiantou a mesma fonte.

O alerta foi recebido cerca das 10 horas, tendo sido destacados para o local 21 operacionais, com apoio de dez veículos, das corporações dos Bombeiros Voluntários de Óbidos, do Bombarral e do Cadaval, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM e a GNR.

Segundo explicou à Lusa o comandante dos Bombeiros de Óbidos, o acidente ocorreu quando “um trabalhador misturou 25 litros de ácido sulfúrico com uma quantidade não apurada de óxido de cloro, o que criou uma reação química e a libertação de gases tóxicos”.

Os trabalhadores “ficaram afetados com problemas do foro respiratório e inflamação nos olhos”, adiantou ainda Marco Martins, referindo que os bombeiros procederam “numa primeira fase à evacuação da zona do laboratório”, onde se deu a fuga de gases, e depois, “após a trasfega da mistura para uma área mais arejada”, à evacuação total das instalações “para que pudessem ser arejadas”.

A laboração na empresa foi suspensa, mas já foi retomada após o período do almoço.

O REGIÃO DE LEIRIA tentou contactar a administração da Granfer, mas não conseguiu até ao momento.

Notícia atualizada às 15h45 com esclarecimentos do comandante dos Bombeiros de Óbidos

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.