Assinar
Desporto

Festa do Desporto 2021: Aposta online a pensar no regresso presencial

Este ano, o certame do REGIÃO DE LEIRIA volta a acontecer online, com a divulgação do que de melhor se faz na região.

festa do desporto
festa do desporto

Os treinos retomaram no início de setembro, os campeonatos estão a começar e há apresentações, torneios e taças a disputar aqui e ali.

Este será um ano (a)normal. Depois de uma paragem de quase ano e meio, com confinamentos pelo meio e interrupção de provas a meio da época, as modalidades voltam à ação, com esperança de recuperar todos os atletas que já praticavam a modalidade, mas também com a ambição de chegar a mais e crescer em número de praticantes e equipas.

Chegou a hora de experimentar. Dos mais novos, mas também dos mais velhos. De trocarem o sofá e o descanso por uns minutos de adrenalina e boa disposição, de fair play e amizade, de saber ganhar e saber perder, de valorização dos princípios éticos do desporto. Há modalidades com bola e de raquete, descalços ou de sapatilhas, individuais e coletivas, na água ou a motor.

A multiplicidade de desportos na região de Leiria é tal que difícil será mesmo escolher. Para dar uma ajuda, o REGIÃO DE LEIRIA volta a apresentar uma mostra de uma região que “mexe”.

A Festa do Desporto continua este ano em formato online, na página do REGIÃO DE LEIRIA e nas redes sociais, com a divulgação de artigos, entrevistas, vídeos de atletas e treinadores, e muitas outras curiosidades relacionadas com o que de melhor se faz por cá.

A decisão de manter o “campo de jogo online” deve-se ainda às limitações da pandemia. Apesar do alívio das restrições das medidas de combate à Covid-19, que iniciou no passado dia 1, uma elevada concentração de pessoas obrigaria a medidas extraordinárias para aceder ao recinto da Festa do Desporto, existindo a possibilidade de ter que recorrer ao uso de máscara, mesmo em espaço ao ar livre, ou a acessos condicionados, entre outras medidas.

O anúncio da terceira fase de desconfinamento também não permitiu trabalhar com a antecedência desejada a Festa do Desporto, tal como a conhecemos e queremos. Quem não se recorda das viagens de canoa, do slide por cima do rio Lis, dos jogos de futebol de rua, do tiro de laser ou até das exigentes partidas de xadrez e da destreza em saltar no trampolim ou andar a cavalo.

Vivemos nas últimas edições presenciais momentos inesquecíveis, com a visita de atletas olímpicos, campeões europeus e jogadores internacionais, já para não falar na rápida passagem, digna de um verdadeiro velocista, em 2018, do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

São esses os momentos que queremos repetir e para os quais estamos a trabalhar. De preferência já no próximo ano.
Mas enquanto tal não acontece, vamos celebrar o desporto que volta, agora, diariamente a movimentar milhares de pessoas, de forma informal, em toda a região, e leva os melhores de cada modalidade a competições federadas por cá, no país e um pouco por todo o mundo.

De 7 a 10 de outubro em Festa do Desporto 2021.

Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados