Assinar
Leiria

Oito propostas competem por 630 mil euros no Orçamento Participativo de Leiria

Votação começa a 18 de outubro através de SMS gratuito e na página dedicada ao Orçamento Participativo, no site da Câmara de Leiria. Já esta quarta-feira os promotores apresentam online os oito projetos.

Oito propostas vão estar em votação a partir de dia 18 no Orçamento Participativo de Leiria, que este ano contempla uma verba de cerca de 630 mil euros a distribuir por três tipologias, anunciou hoje a Câmara Municipal.

A celebração dos 80 anos da Revolta do Milho (subscrita pela União das Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira e freguesia da Bajouca) e a instalação de iluminação pública na Rua General Norton Matos (União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes) são duas das oito propostas que vão estar a votação no Orçamento Participativo de Leiria, a partir de dia 18 de outubro, anunciou hoje o município.

Com uma verba de cerca de 630 mil euros a atribuir por três tipologias, o Orçamento Participativo terá também a votação a colocação de cobertura exterior no jardim de infância da Caranguejeira e, na mesma freguesia, semelhante cobertura no jardim de infância/escola básica de Souto do Meio, além da criação de um espaço museológico na antiga Escola Básica de Souto de Cima.

Um ecocentro móvel para deposição de diferentes tipos de resíduos e circulação pelo concelho, uma zona de lazer e desporto no pinhal da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Henrique Sommer, na Maceira, e a instalação de uma estátua/busto do professor José Hermano Saraiva (1919-2012) no Jardim da Vala Real, na União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, são as outras propostas

“Na divisão pelas três tipologias, é a Jovem que apresenta mais propostas (4), seguindo-se a Verde ou Imaterial e a Material, ambas com duas”, avança o município.

A apresentação das propostas pelos respetivos subscritores, com transmissão na página do Facebook da autarquia, decorre na quarta-feira, a partir das 18h30, no Teatro José Lúcio da Silva.

“O período de votação tem início no próximo dia 18 e termina às 23h59 do dia 29 de outubro, podendo o voto ser feito através de SMS (gratuito) ou da página do Orçamento Participativo (https://op.cm-leiria.pt) no site do município”, refere a nota hoje divulgada.

Segundo a Câmara, “para utilização do sistema de SMS será necessário enviar uma mensagem escrita para o número 4902 com a mensagem OPLEI[espaço]p[número da proposta][espaço]p[número da proposta][espaço][número do cartão de cidadão][espaço][data de nascimento no formato aaaa/mm/dd][espaço]aceito”.

“Será apenas possível atribuir um voto por tipologia, mas a votação para várias tipologias poderá ser feita no mesmo momento, em ambos os sistemas, não sendo necessário enviar mais do que uma mensagem ou submeter mais do que voto no ‘site’”, acrescenta.

A edição deste ano do Orçamento Participativo de Leiria disponibiliza 630.400,93 euros para a concretização das ideias mais votadas, numa iniciativa que “tem como objetivos promover a participação informada, ativa e construtiva dos cidadãos e incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais, bem como adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas da população”.

“Pretende-se, ainda, contribuir para uma sociedade civil dinâmica e coesa e também aumentar a transparência da atividade autárquica”, acrescenta-se na informação divulgada.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.