Assinar
Sociedade

Valorlis está a oferecer 4.500 compostores domésticos para incentivar reciclagem de matéria orgânica

A compostagem doméstica é um processo natural de reciclagem de matéria orgânica, que transforma os resíduos provenientes da cozinha e jardim em fertilizante.

imagem de resíduos orgânicos usadas como fertilizante

Um total de 4.500 compostores está a ser distribuído à população pela Valorlis, ao abrigo de uma ação de sensibilização para o aproveitamento de resíduos urbanos biodegradáveis. Com esta iniciativa, empresa responsável pela recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, está a alargar o seu programa de compostagem doméstica e a contribuir para desviar aquele tipo de resíduos do aterro sanitário.

Em nota enviada aos órgãos de informação, a Valorlis esclarece que podem participar nesta ação as famílias com dois ou mais membros, que possuam um pequeno espaço exterior na sua habitação (jardim, quintal ou horta) e residam na área abrangida pela empresa.

Os munícipes interessados em obter um compostor gratuito devem inscrever-se no formulário disponível em www.valorlis.pt até ao próximo dia 30 de novembro. Posteriormente, informa a mesma nota, “são convocados para participar numa ação de sensibilização de cariz obrigatório e receber o compostor”.

“Reconhecemos o potencial da prática de compostagem doméstica, na vertente da valorização da matéria orgânica e na sensibilização da população para práticas saudáveis e amigas do ambiente”, refere a administradora-delegada da Valorlis, Marta Loia Guerreiro, citada na mesma nota, acrescentando que o objetivo é “proporcionar condições para os munícipes reciclarem os resíduos que produzem nas suas habitações, com vantagens económicas e ambientais para todos”.

A Valorlis esclarece que a compostagem doméstica é um processo natural de reciclagem de matéria orgânica, que permite aproveitar os resíduos provenientes da cozinha e jardim e transformá-los num fertilizante rico em nutrientes a que se chama composto. Ao ser utilizado, o composto melhora as características do solo, permite diminuir a quantidade de fertilizantes químicos e diminui a quantidade de água necessária para rega.

A mesma nota refere que o projeto de compostagem doméstica, lançado em 2007 pela Valorlis, já permitiu a valorização de 19.590 toneladas de resíduos, através da utilização de 8.836 compostores, que foram distribuídos gratuitamente nas ações de formação realizadas. Foram realizadas 205 ações de formação em Compostagem Doméstica em 62 freguesias dos seis municípios da área de influência da Valorlis e 3.000 visitas de monitorização, aconselhamento e intervenção junto das famílias detentoras de um compostor.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados