Assinar


Sociedade

Academia deCode leva programação e robótica a alunos das escolas de Óbidos

Parceria envolve a Óbidos Parque, o município de Óbidos e Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos.

A academia deCode – Academia de Programação e Robótica arranca no próximo dia 22 nas escolas de Óbidos, numa parceria com o município e o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, informou hoje o Parque Tecnológico de Óbidos.

A iniciativa, de participação gratuita, integra o Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico e envolverá cerca de 100 alunos do 3.º ano das escolas do Alvito, Arcos e Furadouro.

O projeto deCode – Academia de Programação e Robótica foi lançado, em 2015, com o objetivo de proporcionar formação em linguagens de programação e de valorizar os currículos de crianças e jovens em idade escolar numa área crucial para o seu futuro profissional.

Para José Santos, diretor do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, “estas dinâmicas de cooperação entre parceiros inserem-se numa visão de abertura da escola à comunidade com intencionalidade nas interações, que são uma mais-valia imprescindível e profícuas de sentido para os nossos alunos”.

“Por outro lado, a inserção da programação e robótica no dia a dia das nossas crianças revela-se uma ação essencial nos tempos em que vivemos. Trata-se de aproveitar as aprendizagens dos nossos alunos e direcioná-las enquanto aprendizagens de futuro. Esta ação insere-se, ainda, no rumo que temos desenhado para o nosso agrupamento: o apostar na transição digital, delineando as ferramentas essenciais para que os nossos alunos possam singrar num mundo em constante mudança e evolução”, conclui o mesmo responsável.

“A iniciação da academia deCode no 3º ano, dentro das atividades de enriquecimento curricular, permitiu-nos conceptualizar um programa com recursos do território, aproximando diferentes organizações à escola, e diferenciando uma resposta necessária na área da programação e da robótica. As competências promovidas por este projeto, aliadas à estratégia educativa do território, pretendem provocar impacto e projetar a educação em Óbidos”, sustenta, por seu turno, Ana Sofia Godinho, chefe de Divisão de Educação do município de Óbidos, citada em comunicado.

Perto de 300 alunos já iniciaram os seus conhecimentos em Programação e Robótica com a academia e que participaram em eventos deCode.

“Queremos continuar a reforçar esta agenda, e a contribuir para que os alunos possam ter aprendizagens diferenciadas, mais experimentais, trabalhando e desenvolvendo competências como o pensamento analítico, o trabalho colaborativo e a criatividade. É fundamental que comecem, desde cedo, a compreender a importância destas disciplinas, algo que, em contexto escolar, faz obviamente todo o sentido”, afirma Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque.

Até 2020, a academia deCode decorreu no Óbidos Parque, em sessões semanais e de forma presencial. Por força da pandemia, a academia lançou, em maio último, o Robot Bootcamp, uma ação 100% online criada pelo parque tecnológico de Óbidos, e que consistiu na construção e programação, em casa, e a partir de um kit preparado para o efeito, de um braço robótico.

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é assinante, entre com a sua conta. Entrar