Assinar
Legislativas 2022

Legislativas 2022: Ricardo Vicente é o cabeça de lista do Bloco de Esquerda em Leiria

BE decidiu repetir 10 cabeças de lista que tinha apresentado nas eleições legislativas de 2019.

Joaquim Dâmaso

O atual deputado Ricardo Vicente é o cabeça de lista do Bloco de Esquerda por Leiria às eleições legislativas, em janeiro de 2022. A decisão da Mesa Nacional confirmou a repetição do candidato no distrito de Leiria.

Em conferência de imprensa, a coordenadora do BE, Catarina Martins, apresentou as conclusões da Mesa Nacional, órgão máximo do partido entre convenções, que hoje se reuniu para aprovar o programa eleitoral e as listas às eleições legislativas de 30 de janeiro.

Em segundo e terceiro lugares da lista, concorrem Lina Oliveira, 53 anos, professora no Agrupamento de Escolas de Pombal, e Carlos Ubaldo, 57 anos, professor na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, em Caldas da Rainha, informou entretanto o núcleo distrital do partido.

Os candidatos e os restantes candidatos da lista são apresentados esta quarta-feira, dia 1, num comício a realizar no Hotel Eurosol Leiria & Jardim.

Segundo explicou Catarina Martins, entre os critérios para a escolha dos candidatos a nível nacional, esteve a decisão de, tendo a legislatura sido interrompida, os cabeças de lista com mandato parlamentar se manterem “exceto quando não estivessem disponíveis”.

Foi o caso único de João Vasconcelos, eleito em 2019 por Faro, sendo assim a principal novidade o facto de o eurodeputado José Gusmão ser o primeiro candidato por este círculo eleitoral.

Dos 22 círculos eleitorais, o BE decidiu repetir 10 cabeças-de-lista que tinha apresentados nas eleições legislativas de 2019.

Entre as mesmas apostas estão Ricardo Vicente (Leiria), Catarina Martins (Porto), Mariana Mortágua (Lisboa), José Manuel Pureza (Coimbra), Moisés Ferreira (Aveiro), Joana Mortágua (Setúbal), José Maria Cardoso (Braga) e Fabíola Cardoso (Santarém), distritos pelos quais estes candidatos são já deputados da Assembleia da República.

Em Viana do Castelo e em Évora, distritos pelos quais o BE não elegeu qualquer deputado, a Mesa Nacional decidiu voltar a apostar em Luís Filipe de Oliveira Louro e Bruno Martins, respetivamente.

Com Lusa

Notícia atualizada às 11h30 de 29 de novembro com indicação dos números dois e três da lista candidata pelo BE no distrito

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.