Assinar
Nazaré

Nazaré volta a festejar passagem de ano e Carnaval, se a pandemia o permitir

Autarquia vai acompanhar o evoluir da situação epidemiológica e os calendários festivos anunciados poderão sofrer alterações se assim se justificar.

foto de fogo-de-artifício na Nazaré

São duas das maiores festas populares na Nazaré e vão voltar a sair para as ruas. Os preparativos para a passagem de ano e para o Carnaval em 2022 estão em curso, segundo a autarquia, e só uma alteração da situação epidemiológica poderá “travar” os festejos.

A manter-se a atual situação, divulga a autarquia, a passagem do ano tem previsto um concerto dos Função Publika e música dos anos 80, com os dj Paulo Mendes e MarkSound, junto à praia, a 31 de dezembro. À meia-noite, o ano de 2021 despede-se com o tradicional fogo-de-artifício sobre o mar.

A festa até poderá durar dois dias, com início a 30 de dezembro, mas, de acordo com a autarquia, a data, tal como a programação, ainda “se encontram sob confirmação”.

“Ambas poderão não se realizar se a situação epidemiológica da Covid-19 se alterar e obrigar a alterações de procedimentos”, assegura Manuel Sequeira, vereador da Cultura na Câmara da Nazaré.

Terminada a festa de fim de ano, a Nazaré assinala o Novo Ano com um baile de Carnaval, altura em apresentará os Reis 2022 e a Marcha Geral do ano, numa iniciativa prevista para a Tenda Orbital, ao início da tarde do dia 1 de janeiro.

A calendarização prevê os tradicionais bailes de rua, a exposição do Centro Cultural da Nazaré sobre o tema, os desfiles de domingo e terça-feira e o Enterro do Santo Entrudo.

Os Bailes de Rua estão previstos para 3 de fevereiro, no Monte de São Bartolomeu, com Baile e a presença dos Reis. A 6 de fevereiro na Pederneira (17h), dia 13 no Sítio (15h) e 20 de fevereiro na Nazaré (15h).

Já os desfiles de rua estão programados para 19 de fevereiro, no tradicional Sábado Magro. A 25 de fevereiro há desfile da criança e um dia depois, sábado, o desfile de sábado à noite “Carnaval Noturno”. No domingo, dia 27, o desfile conta com a passagem de testemunho. Para o dia 1 de março, terça-feira de carnaval, o desfile percorre as ruas da Nazaré e os festejos terminam na quarta-feira, dia 2 de março, com o enterro do santo entrudo.

“Os dois eventos estão, assim, em preparação, ficando a sua concretização dependente do evoluir da Covid-19 assim como das orientações de seguimento e controlo da mesma, por parte das Autoridades de Saúde”, reforça a mesma nota da autarquia.

Foto de arquivo: CMN

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados