Assinar


Leiria

Sete ideias candidatas ao Orçamento Participativo de Leiria vão custar 320 mil euros

Do montante total disponibilizado para esta edição, sobram 310 mil euros que transitam para o orçamento do próximo ano

Sete propostas venceram a edição deste ano do Orçamento Participativo de Leiria, o que vai determinar um investimento de cerca de 320 mil euros, sendo que apenas uma das iniciativas votadas não vai ser executada

“Num total de 1.170 votos, são sete as propostas que irão ser executadas no âmbito do Orçamento Participativo deste ano, o que representa um investimento global de 320.304,67 euros, sendo que apenas uma das oito propostas submetidas a votação não irá ser contemplada na agenda do município para 2022”, refere uma nota de imprensa da autarquia.

A colocação de uma estátua ou busto em homenagem a José Hermano Saraiva no jardim da Vala Real é uma das propostas eleitas Foto: CML

Na tipologia “Verde ou Imaterial”, a proposta relativa à celebração dos 80 anos da Revolta do Milho recebeu 128 votos, tendo a criação de um ecocentro móvel para deposição de diferentes tipos de resíduos e circulação pelas freguesias ficado em segundo lugar, com 55 votos.

Já na tipologia “Material” estavam a concurso duas propostas: criação de espaço museológico na antiga escola básica do Souto de Cima, Caranguejeira, e colocação de estátua/busto do professor José Hermano Saraiva (1919-2012) no Jardim da Vala Real, em Leiria. Cada uma recebeu 21 votos.

Os valores atribuídos às tipologias “Verde ou Imaterial” ou “Material”, de 315.500,46 e 157.600,23 euros, respetivamente, não foram alcançados pelos montantes previstos das propostas, pelo que todas serão incluídas no orçamento do próximo ano.

Em sentido contrário, a tipologia “Jovem” contou com quatro propostas a votação, mas apenas as três mais votadas serão executadas: criação de zona de lazer e de desporto no pinhal da Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, na Maceira, com 552 votos, instalação de iluminação pública na Rua General Norton de Matos, em Leiria (292), e colocação de cobertura exterior no Jardim de Infância da Caranguejeira (67 votos).

Com 34 votos, ficou excluída a proposta de colocação de cobertura exterior no Jardim de Infância/Escola Básica do Souto do Meio, Caranguejeira.

“Serão, assim, aplicados 320.304,67 euros dos 630.400,92 disponibilizados para este Orçamento Participativo, sendo o remanescente transitado para a edição do próximo ano”, explica a autarquia.

Na edição deste ano do Orçamento Participativo de Leiria foram apresentadas 42 propostas, tendo o júri admitido oito para votação, após verificação do cumprimento das normas de participação, nomeadamente a incidência sobre património do município, a incompatibilidade com o regulamento de apoio ao associativismo ou a previsão de execução pela Câmara Municipal, entre outros.

O Orçamento Participativo de Leiria “tem como objetivos promover a participação informada, ativa e construtiva dos cidadãos e incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais, bem como adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas da população”.

“Pretende-se, ainda, contribuir para uma sociedade civil dinâmica e coesa e também aumentar a transparência da atividade autárquica”, salienta o município presidido por Gonçalo Lopes.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados