Assinar
Ambiente

Valorlis organiza semana com iniciativas sobre reciclagem e prevenção de resíduos

Durante a próxima semana, a empresa de valorização e tratamento de resíduos vai dinamizar oficinas online com dicas ecológicas.

A partir deste sábado, dia 20, e até dia 28 a Valorlis promove três ações de sensibilização ambiental, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que acontece por estes dias em toda a Europa.

A primeira ação – “A Compostagem Doméstica é ideal para si!” – assinala o arranque da entrega de compostores domésticos à população. As primeiras unidades foram entregues ontem, sexta-feira, no auditório da Biblioteca Municipal de Pombal e no Cineteatro de Porto de Mós.

A iniciativa continua ao longo do dia de hoje e os participantes vão ter oportunidade de “aprender a fazer adubo natural a partir dos resíduos orgânicos”, explica a Valorlis, em comunicado.

Estas sessões já estão esgotadas, mas os cidadãos que queiram receber um destes compostores ainda vão a tempo de solicitar um, inscrevendo-se, até ao dia 30, em www.valorlis.pt.

A propósito da semana dedicada à prevenção de resíduos, a empresa de valorização e tratamento de resíduos vai recorrer às redes sociais para dinamizar oficinas online sobre desperdício alimentar, propostas de presentes de natal ecológicos, upcycling (reutilização criativa de objetos) e dicas de prevenção na produção de resíduos.

O objetivo das sessões é dar “dicas práticas e de fácil execução”, de forma a “melhorar a consciência ecológica dos cidadãos”.

Por fim, de 24 a 26 de novembro, a Valorlis e o município de Pombal desenvolvem a campanha de educação ambiental “Uma Tonelada de Oportunidades”, que pretende “fomentar a prevenção da produção de resíduos na origem e aumentar as taxas de separação e reciclagem de resíduos” no concelho de Pombal.

Os cidadãos que entreguem 15 quilos de materiais recicláveis – papel, vidro ou embalagens de plástico e metal -, no edifício Manuel Henriques (Pombal), entre as 10 e as 17 horas, receberão um Ecobag.

Este ano, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos decorre sob o tema “Comunidades Circulares”, tendo em vista a sensibilização para o consumo sustentável e economia circular.

A Valorlis gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos concelhos da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados