Assinar


Ourém

Bispo de Leiria-Fátima diz que a santidade é o melhor remédio contra a corrupção

Afirmou António Marto na homilia da missa da Solenidade da Imaculada Conceição, no Santuário de Fátima

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima, cardeal António Marto, considerou esta quarta-feira, dia 8, que a santidade da vida quotidiana é o melhor antídoto contra a corrupção, que classificou como pandemia.

“A santidade da vida quotidiana é o melhor e mais forte antídoto contra a pandemia da corrupção, cujo vírus começa por se aninhar nas consciências de cada um individualmente, e quando elas são corrompidas contagiam a sociedade”, afirmou António Marto, na homilia da missa da Solenidade da Imaculada Conceição, no Santuário de Fátima, celebrada no recinto de oração.

Para o cardeal, “a santidade da vida quotidiana inspira e promove o renascimento moral da sociedade e é o melhor e maior antídoto contra a corrupção”, sublinhando que “são os pequenos gestos” que libertam as pessoas do egoísmo”.

Na homilia, António Marto fez a apologia da humildade e dos pequenos gestos como itinerário cristão para vencer a indiferença e valorizar os que “estão sempre em segundo plano”, segundo a página na Internet do templo mariano.

“Somos chamados a viver a santidade, uma santidade de pequenos gestos onde quer que nos encontremos na nossa vida quotidiana”, disse, referindo que “um ato de ternura, uma ajuda generosa, um tempo passado a escutar alguém que precisa de consolo, uma visita, uma companhia a quem está só ou enfermo” são formas de viver a santidade na vida quotidiana.

Admitindo que estes “podem parecer gestos insignificantes, que não dão notícia nem fazem parangonas nos jornais”, o cardeal destacou que, “aos olhos de Deus, são gestos grandiosos”, notando que é desta santidade popular, “próxima, a começar dentro da própria casa, da própria família”, que a humanidade precisa.

A celebração da Solenidade da Imaculada Conceição em Fátima é marcada anualmente pelo regresso ao Recinto de Oração, dada a grande afluência de peregrinos que se regista sempre neste dia, um dos dois dias em que a Imagem de Nossa Senhora, que se venera na Capelinha das Aparições, sobe ao altar do recinto, além das grandes peregrinações internacionais aniversárias, de maio a outubro.

Na celebração participaram 10 grupos, provenientes de dioceses portuguesas, de Espanha, da Irlanda e de Itália, anunciou o Santuário de Fátima

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.