Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Covid-19

Covid-19: Menos de um terço das farmácias da região disponibiliza testes gratuitos

CIMRL adianta estar a “diligenciar” junto da Associação Nacional de Farmácias no sentido de aumentar adesão das farmácias da região

Menos de um terço das 82 farmácias existentes na dezena de concelhos da Região de Leiria, aderiu à rede que faculta testes à covid-19 comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde. Há mesmo quatro dos dez concelhos da região, que não contam com qualquer farmácia aderente.

As contas são da CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, entidade que hoje anunciou estar apostada em “diligenciar junto da Associação Nacional de Farmácias sobre a disponibilidade desta entidade em realizar parcerias e promover ações de sensibilização para incrementar a adesão das farmácias dos 10 municípios da Região de Leiria”, com o objetivo de “uma colaboração mais efetiva das farmácias” ao programa nacional de testes rápidos de antigénio à covid-19.

Os testes são comparticipados pelo SNS, no valor de 15 euros por teste, sendo que nos concelhos de Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Marinha Grande, nenhuma farmácia aderiu a esta rede.

“De um total de 82 farmácias nos 10 municípios da Região de Leiria, apenas aderiram aos testes gratuitos 25 farmácias (cerca de 30%), registando-se mesmo nenhuma adesão em quatro municípios da região”, aponta nota da CIMRL.

A comunidade de municípios reconhece que existe uma forte procura destes testes comparticipados, acompanhada de dificuldades de acesso: “a população tem acorrido em massa às farmácias onde os rastreios são gratuitos e comparticipados pelo SNS, tendo surgido muitas dificuldades para os utentes em resultado do reduzido número de farmácias aderentes ao programa de testagem”.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados