Assinar
Leiria

ESALV ganha prémio e cria postal de Natal com vídeos em Língua Gestual Portuguesa

A Secundária Afonso Lopes Vieira foi premiada pela Rede de Bibliotecas Escolares com um vídeo inclusivo. E lançou outro para celebrar o Natal

Na semana em que lançou um postal de Natal inclusivo, com música de Mariah Carey e interpretação em Língua Gestual Portuguesa, a Escola Secundária Afonso Lopes Vieira foi premiada com outro vídeo, neste caso bilingue, na categoria “Performance de leitura em voz alta” do ensino secundário.

A distinção resulta da participação da escola ao desafio lançado a nível nacional pela Rede de Bibliotecas Escolares por ocasião do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), assinalado em outubro, subordinado ao tema Contos de Fadas e Contros Tradicionais de Todo o Mundo.

O vídeo que narra “A lenda dos corvos”, contada e legendada em Português, conta ainda com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP). Participaram professores e alunas das disciplinas de Português e LGP, entre outros colaboradores.

Entretanto, e repetindo uma iniciativa de outros anos, a ESALV juntou alunos, professores e funcionários em torno do tema “All I want for Christmas is you”, de Mariah Carey, para desejar um Feliz Natal a toda a comunidade escolar num vídeo inclusivo, com interpretação em LGP e legendagem em Português.

Vídeo com interpretação em LGP do tema de Natal “All I want fo Christmas is you”

Segundo explica Celeste Frazão, diretora da ESALV, a iniciativa foi coordenada pelos profissionais da Educação Especial e envolveu alunos, com e sem necessidades educativas especiais, professores e assistentes operacionais.

A ESALV é escola de referência para alunos surdos do ensino secundário, ainda que este ano conte apenas com duas alunas surdas – o ano passado eram quatro -, e a criação de um vídeo para celebrar a época natalícia tem sido “prática da escola“.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados