Assinar


Leiria

Homem detido por violência doméstica em Leiria ficou sujeito a pulseira eletrónica

Detido de 65 anos está proibido de se aproximar ou contactar a vítima, a quem infligiu maus-tratos nos últimos quatro anos

dois

Um homem de 65 anos foi detido esta quarta-feira no concelho de Leiria por suspeita de violência doméstica sobre a ex-mulher. Presente a tribunal, está impedido de se aproximar ou contactar a vítima, tendo ficado sujeito ao uso de pulseira eletrónica para controlo desse afastamento.

Segundo apurou a GNR de Leiria, no âmbito das investigações desenvolvidas pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), o arguido terá infligido “agressões sexuais, verbais e psicológicas, de forma reiterada à vítima, sua ex-companheira, de 64 anos”.

A GNR adianta ainda em comunicado que, embora divorciado há cerca de quatro anos, o casal residia na mesma casa, tendo o agressor imposto à vítima ao longo desse período, e “com recurso a ameaças de morte”, “um clima de medo, limitando-a na sua liberdade e autodeterminação sexual”.

A detenção ocorreu ao abrigo do cumprimento de um mandado de detenção, adianta a GNR na mesma nota, acrescentando que o detido foi presente esta quinta-feira ao Tribunal Judicial de Leiria, tendo-lhe sido aplicadas “as medidas de coação de afastamento da residência e da vítima e proibição de contactos por qualquer forma ou meio, controlado por pulseira eletrónica, fixando-se um raio de inclusão no mínimo de 500 metros”.

Contactos e números de emergência

Associação Mulher Século XXI
Largo Rainha Santa Isabel, Nº1 r/c Dto 2410-165 Leiria
Tel. 244 821 728
Tlm. 964 854 462
Tlm. 910 908 368
email. geral@mulherseculoxxi.com
Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica
244 821 728
Linha de Apoio à Vítima Idosa de Violência Doméstica (chamada gratuita)
800 210 340

Outros contactos

112 – Número de telefone de emergência único europeu (chamada gratuita)
144 – Linha Nacional de Emergência Social
800 202 148 – Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica (CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género)
116 006 – Linha de Apoio à Vítima (APAV – Apoio à Vítima) (chamada gratuita – Dias úteis das 8 às 22 horas)
SMS – 3060

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.