Assinar
Alcobaça

Lar de Turquel acolhe utentes após incêndio em unidade de cuidados continuados

Incêndio terá tido origem em iluminações de Natal colocadas no hall do edifício.

enfermeira segurando as mãos de um utente idoso

Um incêndio numa unidade de cuidados continuados em Azinheira, no concelho de Rio Maior, na madrugada de hoje, obrigou à retirada dos 44 utentes e de quatro colaboradores, sem que houvesse registo de vítimas. Sete desses utentes foram transferidos para outro lar do mesmo grupo situado em Turquel, no concelho de Alcobaça. Os restantes foram colocados numa ala da própria unidade.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, o alerta de incêndio foi dado à 1h19, tendo o lar sido evacuado até à resolução, cerca das 2h40, da ocorrência, que foi dada como terminada às 4h51.

O presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Luís Filipe Santana Dias, disse à Lusa que o incêndio terá tido origem em iluminações de Natal colocadas no hall do edifício e que os mecanismos de proteção existentes funcionaram, dado que a unidade é de construção recente.

A evacuação do lar deveu-se à concentração de fumos, disse o autarca, que acompanhou a ocorrência no local.

Santana Dias disse que foram geradas condições no exterior para os idosos permanecerem enquanto decorriam os trabalhos, salientando que se trata de uma população que exige cuidados adicionais, já que grande parte é grande dependente.

No local estiveram 28 elementos das corporações de bombeiros de Rio Maior, Alcanede, Alcoentre, Caldas da Rainha, Pernes e Santarém (Voluntários), militares da GNR e a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital de Santarém.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados