Assinar
Sociedade

Agravamento da agitação marítima coloca Leiria sob aviso amarelo na sexta-feira

Autoridades alertam comunidade marítima e população em geral para os cuidados a ter tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão em zonas costeiras.

As previsões do estado do mar dão conta de um agravamento da agitação marítima na costa Oeste de Portugal Continental, a partir da madrugada de sexta-feira, 7 de janeiro, até às 6 horas de domingo, 9 de janeiro. As ondas poderão atingir os oito metros.

A informação é revelada pela Autoridade Marítima Nacional e a Marinha Portuguesa que descrevem que a agitação marítima será “caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa de cinco metros e uma altura máxima que poderá atingir os oito metros, com um período médio a variar entre os 15 e os 20 segundos”.

O distrito de Leiria, a litoral, bem como Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo, estão sob aviso amarelo, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As autoridades alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, nomeadamente reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas; evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima (molhes de proteção dos portos, arribas, praias, etc), evitando ser surpreendido por uma onda; e não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.