Assinar


Mercado

Companhia Avícola do Centro regista 90 milhões de euros em vendas no ano de 2021

No ano passado, o grupo produziu mais de 49 milhões de dúzias de ovos, 13% proveniente de galinhas criadas ao ar livre.

O grupo CAC – Companhia Avícola do Centro, com sede em Bidoeira de Cima, no concelho de Leiria, anunciou hoje que “ultrapassou a fasquia dos 90 milhões de euros em 2021”, atingindo um novo recorde de vendas.

“No último ano, a empresa registou um aumento de 7% no volume de negócios total e 13% na venda de ovos de galinhas criadas ao ar livre, com a marca Matinados”, referiu a empresa, em comunicado.

Segundo o grupo, em 2021, “produziu 49.075 milhões de dúzias de ovos, das quais cerca de 13% foram ovos de galinhas criadas ao ar livre”.

Ainda no ano passado, “a CAC apostou na ampliação do seu principal centro de classificação na Bidoeira de Cima [concelho de Leiria] e na aquisição de uma nova linha de inspeção, classificação e embalamento, com capacidade para mais de 120 mil ovos/hora”, lê-se na nota de imprensa.

“Este novo equipamento permitiu duplicar a capacidade instalada em 2020 e viabilizar o escoamento dos aumentos de capacidade previstos para os núcleos produtivos”, assinalou o grupo.

Citado em comunicado, o presidente do Conselho de Administração da CAC, Manuel Sobreiro, referiu que os objetivos traçados para 2021 “foram atingidos com sucesso”, estando em conclusão investimentos de oito milhões de euros, que se prendem com a ampliação das “instalações em Bidoeira de Cima, o aumento de capacidade de inspeção, classificação e embalamento e ainda a substituição ou ampliação de alguns núcleos de produção”.

Manuel Sobreiro disse acreditar que, este ano, “mesmo com o aumento do custo das matérias-primas que se regista a nível internacional”, a empresa vai “crescer entre 10 e 15 % com a marca Matinados”.

Esta marca “tem vindo a afirmar-se como âncora da CAC, tendo registado, entre 2019 e 2021, um crescimento de vendas de 65%”, adiantou.

“Com um efetivo de dois milhões e duzentas e cinquenta mil galinhas poedeiras, distribuídas por 44 explorações em todo o território nacional, o grupo CAC classifica e embala anualmente mais de 600 milhões de ovos, que resultam de quatro sistemas produtivos – gaiola, solo, ar livre e biológico”, completou.

De acordo com a empresa, “os ovos Matinados são produzidos em 10 quintas de galinhas criadas ao ar livre, localizadas no Norte e Centro de Portugal”, sendo que tanto “a classificação como o embalamento são efetuados nos quatro centros de classificação do grupo CAC, localizados em Leiria (2), Guimarães e Tondela”.

A CAC detém 40% de quota no mercado total e 65% no mercado de produção ao ar livre, anunciou a empresa.

(Notícia corrigida às 21h35 de 27 de janeiro de 2022 com o número correto de dúzias de ovos produzidas em 2021)


Secção de comentários

  • Manuel cascalho disse:

    “Electridade”
    O grande problema consumos de energia elétrica pública é a consequência de nos últimos anos se quer por luz em todo o lado e toda a noite

    O Castelo antigamente só era ligado ao fim de semana, agora é diário até de madrugada

    O circuito do Pólis com iluminação toda a noite !
    Jardim da Almoinha cheia de candeeiros e todos eles ligados até madrugada

    Urbanizações Fantasmas com iluminação que nunca mais acaba

    Iluminação pública ligada quando já é dia há muito tempo!

    E necessário a luz Pública estar ligada toda a noite?

    Isto é simplesmente má gestão!

    Não somos país rico mas fazemos para ser!

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.