Assinar
Ourém

Fátima: Uma cidade do mundo, com 25 anos

As comemorações dos 25 anos de elevação a cidade arrancam em fevereiro e incluem uma meia-maratona, um festival de música clássica e um ciclo de debates, entre outras iniciativas

Fátima comemora o 25º aniversário de elevação a cidade a 12 de julho de 2022. As comemorações decorrerão ao longo do ano, de fevereiro a dezembro, com iniciativas várias.

No dia da cidade, haverá um momento de homenagem a 25 figuras ilustres de Fátima, entre as quais o padre Luís Kondor, cujo nome perpetuará numa árvore, plantada no pátio da futura biblioteca de Fátima, na antiga escola de Lombo d’Égua.

Será ainda apresentado o espólio de Francisco de Oliveira (Chico do Santuário), bem como lançado um caderno cultural de estudos regionais com a participação de autores da freguesia e freguesias vizinhas e convidados.

2022 será o primeiro ano da meia-maratona de Fátima, bem como do festival de música clássica, num “calendário de impacto” que tem a preocupação de integrar as freguesias vizinhas e incluir “diferentes sensibilidades, públicos e idades”, salienta o presidente da Assembleia de Freguesia, José Poças das Neves.

Na agenda, destaque ainda para um ciclo para pensar Fátima em 2050, com quatro debates. A 21 de maio, será abordada a questão da “Marca e desenvolvimento local”, a 24 de setembro, “Economia e turismo”, a 19 de novembro “Urbanismo e Ambiente”, e a 3 de dezembro “Turismo religioso”.

O presidente da Junta de Freguesia, Humberto Figueira da Silva, considera que o aniversário é “um marco para a cidade e para as nossas gentes”.

Consulte aqui o programa de atividades

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados