Assinar
Leiria

Hospital e Politécnico de Leiria partilham equipamento de prova de esforço

Mais do que o uso conjunto do equipamento, politécnico e centro hospitalar estão a desenvolver investigação conjunta

O equipamento está instalado no Serviço de Pneumologia do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria mas vai ser usado pelo centro hospitalar e pelo Politécnico de Leiria.

Mais do que o uso conjunto do equipamento, politécnico e centro hospitalar estão a desenvolver investigação conjunta.

O protocolo entre as duas entidades foi formalizado a 21 de dezembro e “as duas instituições podem assim partilhar conhecimento e competências técnico-científicas na área de CPET entre os seus profissionais para o desenvolvimento de projetos de investigação, na formação graduada e pós-graduada de estudantes e profissionais, e na assistência aos doentes”, aponta a nota de imprensa que revelou a parceria.

“Este protocolo traduz-se na disponibilização de um equipamento, de uma nova técnica, de um novo tipo de terapêutica para os nossos utentes. Isto faz toda a diferença e é um fator motivador para todas as nossas equipas e para toda a estrutura do ciTechCare, do CHL e do Politécnico de Leiria, para continuarmos a desenvolver protocolos e projetos de investigação”, adianta Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, citado na nota de imprensa.

“Estamos a fazer algo que é fora da caixa, que não acontece noutros lados”, reforça Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria. “Num equipamento como este, só conseguimos realmente fazer isto com a parceria do centro hospitalar, com os seus clínicos, os seus profissionais de saúde, para garantir as competências de suporte. E aí o CHL abriu-nos esta porta, que tem uma relação bidirecional. O nosso centro de investigação é diferenciador porque tem membros integrados da nossa comunidade académica, mas também membros integrados dos vários serviços do CHL”, reforça este responsável.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados