Assinar
Cantinho dos Bichos

Apelo resulta em entrega de 1.700 quilos de ração para animais da Zoófila de Leiria

No espaço de poucos dias, graças a dezenas de donativos, a AZL conseguiu contornar a situação de rutura nas reservas de ração para os animais que tem a seu cargo.

Ana Morgado agradece a todos os que contribuíram com ofertas de ração e donativos e diz que a AZL está de portas abertas para receber visitas e pedidos de adoção. Joaquim Dâmaso

A comunidade respondeu prontamente e a situação de rutura nas reservas de ração para cães e gatos da Associação Zoófila de Leiria (AZL) foi ultrapassada em poucos dias.

“Nunca nos tinha acontecido chegar a este ponto, mas a partir do momento em que lançamos o pedido de ajuda, foram muitas as pessoas que nos ajudaram, quer com entrega de ração, quer com donativos”, explica Ana Morgado, presidente da AZL.

No espaço de uma semana, a associação recebeu mais de 1.700 quilos de ração, para cão e gato, resultante de mais de meia centena de doações, algumas de empresas. “Todos os donativos chegaram com um carinho muito especial, sempre com uma mensagem de apoio. Algumas pessoas deixaram a ração à porta, sem se identificarem. Não temos o nome de todas as pessoas, mas deixamos um agradecimento público a todos os que nos ajudaram. Esta ajuda já vai dar para uns tempos até porque a necessidade de ração é diária”, refere Ana Morgado.

O abrigo da Zoófila de Leiria, situado na Guimarota, acolhe cerca de 60 cães, com uma média de idades a rondar os 8 anos. Há ainda alguns animais em FAT e várias colónias de gatos que são acompanhadas pela associação. Em média, por dia, a AZL gasta 20 quilos de ração para alimentar todos os patudos que tem a seu cargo.

“As pessoas podem sempre continuar a ajudar, porque eles [animais] comem todos os dias, mas também nos podem visitar na associação, passear os animais e adotar”, explica, realçando que as adoções diminuiram significativamente nos últimos meses, sem motivo aparente.

Em breve, com o alívio das restrições resultantes da situação pandémica, a AZL espera retomar a realização de eventos e campanhas de recolha de alimentos, de forma a conseguir dar resposta às necessidades e evitar uma nova situação de rutura.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados