Assinar
Figueiró dos Vinhos

Bombeiros de Figueiró dos Vinhos criam segunda Equipa de Intervenção Permanente

A nova equipa, em funções desde 10 de janeiro, pretende complementar “uma necessidade muito sentida” no socorro às populações

Cinco bombeiros e bombeiras integram uma nova equipa de intervenção permanente (EIP) da corporação de voluntários de Figueiró dos Vinhos, desde 10 de janeiro.

A associação, que já dispunha de uma equipa, vê assim reforçada a sua capacidade de resposta em situações de emergência, complementando “uma necessidade há muito sentida”.

A constituição da equipa resulta de um acordo de cooperação celebrado entre a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, refere um comunicado da autarquia.

O financiamento das duas EIP, no valor global de 144.800 euros por ano, é assegurado em partes iguais pela ANEPC e pelo município de Figueiró dos Vinhos.

As EIP destinam-se ao cumprimento de missões de socorro e prontidão de socorro no âmbito da Proteção Civil, entre as quais combate a incêndios, socorro às populações em caso de acidentes ou catástrofes, socorro, em segunda intervenção, no âmbito da urgência pré-hospitalar, e minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave.

Não podem contudo efetuar transporte de doentes não urgentes.

Profissionalizada e homologada pela Direção Nacional de Bombeiros, cada equipa é constituída por cinco bombeiros e bombeiras de 3.ª no Quadro Ativo das Associações Humanitárias de Bombeiros, com pelo menos dois anos de serviço efetivo e com prestação específica de provas de capacidade e robustez física para o efeito.

Além do dever de permanência e prontidão, compete aos bombeiros que integram estas equipas frequentar cursos de formação específicos e diferenciados na Escola Nacional de Bombeiros (ENB), de modo a obter e amplificar as habilitações adequadas para os diversos cenários que possam surgir.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.