Assinar


Sociedade

Bombeiros de Leiria recolheram mais de 180 toneladas de equipamentos elétricos em 2021

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Peniche foi a que reuniu mais equipamentos usados no distrito de Leiria, no âmbito da campanha “Quartel Electrão”.

Quartel Electrão

A campanha “Quartel Electrão” dinamizada por O Electrão-Associação de Gestão de Resíduos voltou a ser um sucesso em 2021, registando um aumento em 19% face a 2020 da quantidade de equipamento elétrico usado recolhido, indicou a associação em comunicado.

Para este aumento contribuíram as 11 associações humanitárias do distrito de Leiria, que conseguiram recolher mais de 180 toneladas de lâmpadas, pilhas e equipamentos elétricos no ano passado, de acordo com a mesma nota de imprensa.

No total, os bombeiros do distrito de Leiria reuniram 177.160 quilos de equipamento elétrico, 2.214 quilos de pilhas e 1.235 quilos de lâmpadas durante esta 6ª edição da campanha, que decorreu entre janeiro e novembro de 2021.

Como é habitual, cada associação humanitária de bombeiros recebeu 75 euros por cada tonelada de resíduos recolhida, resultando num total de 13.546 euros amealhados no distrito de Leiria, explica a mesma nota.

No topo da lista partilhada em comunicado pela Associação de Gestão de Resíduos, está a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (AHBV) de Peniche que juntou 64.750 quilos de resíduos, entre equipamento elétrico e pilhas.

Tamanho feito levou à atribuição do prémio Regional Lisboa e Vale do Tejo a esta associação humanitária, pela segunda vez consecutiva.

Em 2º lugar na lista está a AHBV de Bombarral, com 23.542 quilos de resíduos recolhidos.

A nível nacional, participaram na sexta edição do “Quartel Electrão” 159 associações humanitárias de bombeiros voluntários, resultando na angariação de 13 toneladas de pilhas, 22 toneladas de lâmpadas e 2.375 toneladas de equipamentos elétricos usados, indicou a mesma fonte.

A 7ª edição da campanha arrancou em janeiro deste ano e prolonga-se até novembro. O primeiro prémio volta a ser um veículo ligeiro de combate a incêndios e serão novamente atribuídos 75 euros por tonelada de resíduos recolhida, assim como prémios por região e para os novos aderentes que se destacarem.

A iniciativa do Electrão nasceu em 2011 com o objetivo de “envolver as associações humanitárias na causa da reciclagem” deste tipo de resíduos.

A informação sobre os quartéis aderentes está disponível aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados