Assinar
Mercado

Empresas e escola associam-se para ajudar alunos a escolher uma profissão

Prevê-se que o projeto esteja a decorrer nas empresas em março, abril e maio

A Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria e a Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (ESFRL) promovem o “Job Shadowing”, uma iniciativa dirigida aos alunos do 12º ano dos cursos científico-humanísticos e a empresas da região, que pretende “facilitar a tomada de decisão sobre saídas profissionais”.

“Esta modalidade de exploração do mundo do trabalho e das profissões implica o envolvimento e a participação ativa dos alunos, conferindo-lhes ferramentas que podem facilitar a tomada de decisão sobre as oportunidades em termos de saídas profissionais”, explica a Nerlei.

Segundo um comunicado da associação empresarial, o projeto surge porque a ESFRL está “ciente de que, no final do ensino secundário, os estudantes que frequentam cursos científico-humanísticos são confrontados com a necessidade de tomar uma decisão relativa à escolha de um percurso na formação profissional ou no ensino superior”.

Porque a operacionalização desta modalidade implica que o estudante passe um dia com um voluntário de uma empresa, cuja profissão gostaria de exercer, e “dada a importância que a Nerlei dedica à qualificação dos recursos humanos da região”, a associação “aceitou o desafio de ser o elo da ligação sistema de ensino-tecido empresarial”.

Assim, “preparados e selecionados os alunos pela ESFRL, a Nerlei procurará fazer a ligação com as empresas, identificando junto dos seus associados os profissionais-sombra, com as profissões que os alunos vierem a escolher, devendo o projeto decorrer nas empresas em março, abril e maio”, adianta o comunicado.

Na modalidade de “Job Shadowing”, o profissional que recebe e acompanha o estudante “tem a oportunidade de partilhar as suas experiências e perceções, e a possibilidade de reavaliar e refletir sobre o seu trabalho quotidiano, ao discuti-lo com o aluno. Para a empresa, é uma forma de se abrir a novos talentos e ajudar a preparar possíveis colaboradores”, explica o comunicado, divulgado na sexta-feira, dia 4.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados