Assinar
Cultura

Ciclo mostra em Leiria que a dança contemporânea chega a todos

O primeiro de três momentos é apresentado esta sexta-feira, no Teatro Jose Lúcio da Silva, pela associação Materiais Diversos.

Materiais Diversos mostra a Leiria três momentos em que a dança contemporânea leva longe a imaginação

“O que (te) diz a dança?” é o nome do ciclo que a associação Materiais Diversos estreia em Leiria esta sexta-feira, 4 de março, para desmistificar a dança contemporânea, mostrando que pode interessar a muitos públicos.

Ampliar a percepção do que é a dança, explorando as suas potencialidades enquanto linguagem e também o caráter poético e político e enquanto veículo para a construção de imaginários, são alguns dos objetivos do ciclo, que arranca esta sexta-feira, às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, com “Coreografia”.

O espetáculo de João dos Santos Martins é uma conversa entre dança e texto, onde se questiona o conflito entre política e poética, numa interpretação de Adriano Vicente, com música de Jean-Baptiste Lully, Pauline Oliveros e J. S. Bach tocada por João Barradas. Inclui também interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

O ciclo prossegue a 7 de maio, no Teatro Miguel Franco, com “Dream is the dreamer”, de Catarina Mirante: num exercício de imersão coreográfica, visual e sonora para um performer e três sacos de plástico: uma topografia ficcional é ativada, estabelecendo um imaginário coletivo, projetado através do desenvolvimento da palavra e do gesto. Os temas do projeto refletem o interesse sobre Antropocentrismo, Pós-Humanismo, Aeroscene, Ficção Científica, Mundo Atómico e Ecologia.

A fechar, também no Teatro Miguel Franco, a 13 de maio, a Materiais Diversos traz “Sublinhar”, de Marta Cerqueira, um espetáculo para famílias, onde se articula dança, som, ilusionismo e desenho – e onde a dança é apresentada como uma linguagem por si só.

O ciclo “O que (te) diz a dança” chega também a Alcobaça e Tomar. Mais informações aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados