Assinar
Sociedade

Dia Mundial da Água: Cidadãos e entidades desafiados a fechar a torneira esta noite

Entre as 22 e as 23 horas, todos são convidados a não fazer consumo de água.

foto de mulher a lavar fruta com água corrente

Nesta terça-feira, os cidadãos são convidados a “fechar a torneira” e a não fazer qualquer consumo de água, entre as 22 e as 23 horas, num gesto simbólico para assinalar o Dia Mundial da Água.

A campanha H2Off Hora de fechar a torneira!” é promovida pela Associação Portuguesa de Distribuição de Drenagem de Águas (APDA), com o objetivo de “motivar a mudança consciente de comportamentos sobre o uso correto e eficiente da água, incitando à proteção e preservação da mesma”.

Os Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento de Leiria, o Município de Leiria e o LeiriaShopping anunciaram a adesão à campanha. “O objetivo é levar o maior número de pessoas, entidades das mais diversas áreas e organizações a fechar a torneira por uma hora, sem qualquer consumo de água, entre as 22 horas e as 23 horas do dia 22 de março, Dia Mundial da Água, num gesto deliberado e consciente”, explicam as três entidades em nota enviada à imprensa.

“Num momento em que Portugal enfrenta um cenário de seca em todo o país, torna-se imperioso lançar a discussão sobre o uso eficiente da água e cabe a todas as entidades promover uma reflexão sobre o tema, sendo essencial a mudança de comportamentos no que ao consumo da água diz respeito”, refere a mesma nota.

Também os municípios Marinha Grande, Batalha, Porto de Mós, Peniche, Nazaré, Óbidos e Alvaiázere aderiram à iniciativa. Na Batalha, a Câmara anunciou que vai proceder “à suspensão temporária do sistema de abastecimento de águas para regas, fontes e equipamentos desportivos”.

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é assinante, entre com a sua conta. Entrar