Assinar
SOS Ucrânia

Dois camiões partiram hoje de Batalha e Leiria rumo à Ucrânia repletos de bens

Os produtos angariados são resultado das recolhas de bens levadas a cabo na Batalha, pela comunidade ortodoxa ucraniana em parceria com o Centro Paroquial, e em Leiria, pelo Município.

Mais de 10 toneladas de produtos foram carregadas no Centro Paroquial da Batalha

Uma onda de solidariedade e muita vontade de ajudar têm dominado os leirienses e a comunidade ucraniana nos últimos dias, sensibilizados pelo conflito militar que decorre na Ucrânia.

Um pouco por todo o distrito, são várias as campanhas de recolha de bens dinamizadas e que estão a dar muitos frutos. É o caso da iniciativa criada pela comunidade ortodoxa ucraniana na Batalha com o apoio do Centro Paroquial daquele concelho.

Pensada de forma repentina por Nataliya Kravets, ucraniana radicada na Batalha, e sem qualquer ímpeto maior senão dar algum tipo de contributo, a simples vontade de ajudar aquele povo do leste da Europa levou um pedido no Facebook a alcançar proporções maiores e a reunir centenas de voluntários no Centro Paroquial da Batalha.

Ucranianos e portugueses, bem como cidadãos de outras nacionalidades, começaram a reunir-se naquele local no sábado passado, dia 28, e até hoje, já enviaram cinco camiões carregados de bens para a fronteira da Polónia com a Ucrânia, para serem entregues à Cruz Vermelha polaca e posteriormente distribuídos pela Cruz Vermelha da Ucrânia.

Entre muito stress e sem mãos a medir para atender chamadas e organizar produtos, os voluntários carregaram hoje à tarde, na Batalha, o quinto camião, composto por uma carga superior a 10 toneladas.

Roupa, medicamentos, comida, água, artigos de higiene foram alguns dos artigos enviados. As doações são provenientes um pouco de todo o país, explica Nataliya.

A intenção, por enquanto, é contribuir com bens, mas num futuro próximo, a comunidade ortodoxa ucraniana pretende começar a trazer refugiados ucranianos para Portugal.

Um outro camião, carregado com 20 toneladas de solidariedade, partiu esta quinta-feira de Leiria com destino à Ucrânia, em resultado da campanha de recolha de bens levada a cabo nos últimos dias.

O veículo pesado leva 32 caixas de artigos de higiene, 394 de roupa térmica, 138 de bens alimentares, 47 de artigos de saúde e 17 de acessórios, num total de 26 paletes.

No momento da partida, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou a “adesão extraordinária registada em Leiria” a esta campanha de auxílio humanitário.

“Estou muito sensibilizado com esta onda de solidariedade em Leiria”, disse, realçando que este foi apenas o primeiro envio, sendo que desde o início da campanha já foram recolhidas cerca de 90 toneladas de artigos. 

O presidente da Câmara Municipal de Leiria adiantou ainda que nos próximos dias vão partir três viaturas para transporte de 12 refugiados que virão para o concelho, para junto dos seus familiares, havendo condições para a receção de mais pessoas, caso se justifique.

“Queremos manter esta dinâmica de ajuda humanitária, seja no envio de bens ou na criação de condições para o acolhimento de refugiados”, sublinhou, acrescentando que neste momento estão disponíveis cerca de 50 camas, existindo muitas pessoas que estão a oferecer habitações para o acolhimento.

Entretanto, a campanha de auxílio humanitário prossegue em Leiria, mas devido ao elevado volume de roupa entregue, a autarquia apela à entrega de artigos de higiene (para crianças e idosos), de saúde e acessórios (lanternas, powerbanks, pilhas e rádios).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados