Assinar
Desporto

Inaugurado Pavilhão do Lis que é “uma homenagem às pessoas com deficiência”

A secretária Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência destacou o facto de se “tratar de uma infraestrutura pensada de raiz para todos”

O Pavilhão do Lis, considerado “o primeiro pavilhão inclusivo do país”, foi inaugurado esta terça-feira, dia 1, em Cortes, no concelho de Leiria, com a presença dos secretários de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e da Juventude e do Desporto.

“Este edifício é muito mais do que um pavilhão desportivo”, disse o presidente do município, Gonçalo Lopes, durante a cerimónia, acrescentando que “materializa um bom exemplo de governança e daquilo que deve ser a estratégia de utilização dos recursos públicos”.

“Em cada momento em que utilizarmos este pavilhão, estaremos a acrescentar humanismo ao que somos”, adiantou o autarca, considerando que “esta infraestrutura é também uma homenagem às pessoas com deficiência, que, pela capacidade de superação e de vencer a adversidade, são uma inspiração para todos”.

A secretária Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, destacou o facto de se “tratar de uma infraestrutura pensada de raiz para todos, servindo qualquer cidadão, independentemente da sua situação”.

“Estamos de uma vez por todas a cumprir e aplicar as normas jurídicas vigentes em matéria de acessibilidade ao espaço público”, adiantou a governante, para quem este pavilhão “servirá de exemplo para obras futuras no país”.

O secretário de Estado Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, destacou tratar-se de “um pavilhão que promove a igualdade e a inclusão, tal como os valores essenciais do desporto, os valores olímpicos, a excelência, o respeito e a amizade”.

A inauguração incluiu um momento de dança, uma partida entre a Associação Portuguesa de Deficientes de Leiria e a Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, e um jogo entre a equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal, atual campeão nacional e europeu, e a Associação Cultural Recreativa do Arnal, da Maceira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados