Assinar
Leiria

Leiria lança campanha contra o desperdício de água porque “Todas as Gotas Contam”

“Na sociedade ainda persiste uma atitude negligente sobre a utilização da água”

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) e o município de Leiria acabam de lançar uma campanha de sensibilização sobre a utilização eficiente da água, que tem como “objetivo principal consciencializar a população para a adoção de boas práticas, com vista à racionalização de consumos”.

A campanha, sob o lema “Todas as Gotas Contam”, “visa impulsionar a mudança de comportamentos e apelar a uma consciencialização clara e atuante sobre o uso eficiente da agua”, referem em comunicado os SMAS Leiria.

“O stress hídrico e a escassez de água estão na ordem do dia e constituem uma ameaça iminente, que se agravará à medida que o impacto das alterações climáticas, e a ocorrência de eventos extremos se forem acentuando”, adianta, lamentando que “na sociedade atual ainda persista uma atitude negligente sobre a utilização da água”.

A campanha “Todas as Gotas Contam” pretende “apelar ao consumo consciente da água, bem como colocar na agenda local a gestão mais sustentável deste recurso, através da divulgação de publicações regulares na imprensa local, divulgação de materiais de sensibilização, comunicação online, entre outras”.

Por outro lado, os SMAS de Leiria “vão intensificar os seus esforços na adaptação do sistema público de abastecimento de água e saneamento às condições climáticas (cada vez mais severas), através do aumento da resiliência da organização e da otimização do funcionamento das infraestruturas”.

Nesta vertente, destaca “a aquisição de serviços para pesquisa ativa de fugas de água (para reforço do combate às perdas reais); a expansão da telemetria para mais 5.000 contadores (monitorização da rede em tempo real com forte impacto na redução da água não faturada); combate ao uso indevido, através da intensificação da fiscalização e das penalizações por usos indevidos da água da rede pública e a substituição das redes e respetivos ramais de ligação”.

“A análise das zonas de abastecimento e criação de novos patamares de pressão e a utilização de um software de análise preditiva que monitoriza as redes de distribuição, consumos e respetivas falhas vão incrementar a responsabilidade ambiental inerente à atividade que os SMAS de Leiria desenvolvem”, conclui o comunicado.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.