Assinar
Mercado

Jogo ‘ensina’ valor da água a alunos do ensino básico da região de Leiria

Quiz pretende incentivar as escolas dos 10 concelhos que compõem a região a testarem os seus conhecimentos sobre a água

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIM Região de Leiria) e a empresa Águas do Centro Litoral (AdCL) lançaram no Dia Internacional da Terra, dia 22, o concurso regional da competição Aquaquiz.

O jogo interativo e pedagógico, criado pelo Grupo Águas de Portugal com o “objetivo de apoiar a educação e sensibilização para o valor da água”, pretende incentivar as escolas dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico da dos 10 concelhos que compõem a região a testarem os seus conhecimentos sobre a água.

A partir do dia 2 e até 20 de maio, os estudantes e docentes de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós, podem participar nesta competição regional.

Concebido para ser jogado individualmente (formato “batalha”) ou em ambiente de sala de aula (tabuleiro), acessível no endereço www.aquaquiz.pt, o jogo é composto por um quiz com perguntas relativas a diferentes dimensões da água, abrangendo matérias dos conteúdos programáticos dos dois ciclos de ensino agrupadas em categorias.

Na opção “tabuleiro”, o professor inicia ou prepara o jogo e os alunos são organizados por equipas de dois a cinco jogadores para jogar o tabuleiro na sala de aula.

O Aquaquiz está também disponível em aplicação móvel (app) para telemóvel (iOS e Android) para ser jogado no formato de “batalha” entre duas pessoas.

Lançado em fevereiro de 2019, é uma das ferramentas disponibilizadas pelo Grupo Águas de Portugal para apoiar práticas pedagógicas participativas que promovam o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Desde o seu lançamento, o jogo envolveu 700 escolas e mais de 6.800 jogadores, com um total superior a 37 mil jogos realizados.

Prémios para professores

1º prémio – Vale FNAC de 150 euros + visita (com turma) ao ciclo urbano da água

2º e 3º prémio – Caderno inteligente (infinitebook)

Prémios para alunos (2º ciclo e 3º ciclo)

1º prémio – Tablet (até 100 euros)

2º e 3º prémio – Auscultadores

A entrega de prémios realizar-se por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, a 5 de junho

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados