Assinar
Sociedade

Leiria e Pombal criam movimento cívico em apelo à construção de novo nó de acesso à A1

O Movimento Cívico Intermunicipal Leiria-Pombal vem dar seguimento à reivindicação antiga de um nó de acesso na zona de Barracão e Meirinhas.

CMP

Autarcas, agentes económicos, movimento associativo e sociedade civil dos concelhos de Leiria e Pombal juntaram-se para dar vida ao Movimento Cívico Intermunicipal Leiria-Pombal. O objetivo? Reafirmar a prioridade da construção, “urgente e indispensável”, de um novo nó de acesso da N1/IC2 à A1, na zona de Barracão e Meirinhas, lê-se em comunicado enviado pela Câmara de Leiria às redações.

Este nó de acesso representa uma reivindicação antiga que só agora ganha seguimento, na sequência de reunião realizada na quarta-feira, dia 27, na Câmara Municipal de Leiria, que contou com a presença de Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, Pedro Pimpão, presidente da Câmara de Pombal, representantes de várias freguesias de ambos os concelhos, assim como empresários.

Segundo a nota de imprensa, o movimento considera o nó “bastante importante ao nível das acessibilidades locais e regionais”, bem como “um investimento estruturante por todos”.

É ainda reconhecido como “essencial para o desenvolvimento da região”, já que irá permitir uma “melhor gestão de tráfego” e contribuir para o “desenvolvimento da economia, integrando benefícios na componente ambiental”.

Neste primeiro encontro, explica a autarquia de Leiria, foram abordados alguns dos problemas que o movimento pretende resolver e foi criada uma Comissão Promotora do Movimento, constituída por 11 elementos: Gonçalo Lopes, Pedro Pimpão, Artur Santos (presidente da União de Freguesias de Colmeias e Memória), Mário Rodrigues (presidente da União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista), João Pimpão (presidente da Junta de Freguesia de Meirinhas), Daniel Ferreira (presidente da Junta de Freguesia de Vermoil) e cinco figuras ligadas ao mundo empresarial.

O próximo plenário do Movimento Cívico Intermunicipal Leiria-Pombal está agendado para maio.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.