Assinar
Leiria

Morte de estudante do Politécnico de Leiria abala comunidade estudantil

Aluno estava no primeiro ano do curso de Solicitadoria. Desconhecem-se os motivos que estão na origem dos ferimentos que apresentava, quando o alerta foi comunicado às autoridades.

Bicicletas elétricas em frente ao edifício do Instituto Politécnico de Leiria

A comunidade estudantil do Politécnico de Leiria foi ontem à noite, quinta-feira, abalada com a notícia da morte de um jovem estudante do 1º ano do curso de Solicitadoria.

O jovem terá dado entrada ao início da noite, nas urgências do Hospital de Santo André, em Leiria, em paragem cardiorespiratória, depois de um alerta para o 112, acabando por falecer.

As primeiras informações davam conta que o jovem apresentava ferimentos, na zona da axila, resultantes de uma praxe académica.

No entanto, Joel Rodrigues, presidente da Associação de Estudantes da ESTG, diz ao REGIÃO DE LEIRIA que o jovem “estava em casa”, que partilha com outros colegas do 1º ano do curso, e que “aparentemente terá sido um acidente em casa”, em que terá ficado ferido com vidros, na zona do abdomén, desconhecendo-se ainda o contexto em que terá acontecido.

Também a PSP de Leiria esclarece, em comunicado, que “foi recebida uma chamada no número nacional de emergência 112, ontem, pelas 19h11, comunicando a necessidade de acionamento de assistência médica para um jovem, que alegadamente tinha sofrido um acidente doméstico, tendo sido acionada uma ambulância para o local”.

O jovem foi transportado para o hospital de Leiria, onde viria a falecer. Segundo o mesmo comunicado, o “jovem falecido apresentava lesões torácicas que poderiam estar relacionadas com a causa da morte”. “Os polícias de serviço deslocaram-se ao local e contactaram o pessoal médico que assistiu o jovem,
infelizmente falecido”, refere o comunicado.

“A PSP desenvolveu as diligências urgentes destinadas a identificar outros cidadãos relacionados com a ocorrência e, por não estarem claras as causas da morte, contactou o órgão de polícia criminal que detém a competência para investigar os factos em questão [Polícia Judiciária]”, acrescenta a mesma nota.

Segundo fonte da PJ disse à agência Lusa, “todos os cenários estão em aberto”. “Estamos a investigar e não confirmo algumas informações que estão a circular”, adiantou à agência Lusa a mesma fonte.

Também fonte do hospital de Leiria indica que “o referido jovem de 18 anos deu entrada ontem [quinta-feira], dia 7, no Serviço de Urgência Geral, em manobras de reanimação, com um quadro de choque hemorrágico e apresentava duas feridas na região axilar. O óbito foi declarado pelas 20 horas”.

Joel Rodrigues descarta eventuais cenários relacionados com praxe académica na origem dos ferimentos, uma vez que o jovem “não participava na praxe” e estava em casa.

“Ainda ontem, em conversa com a direção da escola [ESTG] foi decidido ativar o Serviço de Apoio ao Estudante, porque os estudantes ficaram muito ansiosos com as informações que estavam a circular e não se sabia bem ao certo o que tinha acontecido. Há um grau de incerteza elevado e desenvolvemos esforços no sentido de acalmar os colegas, afinal é uma situação bastante complicada”, refere o dirigente estudantil.

Joel Rodrigues adianta ainda que o grau de consternação que se vive na instituição é “bastante grande” e que a Associação, tal como a Escola, vão acompanhar toda a comunidade estudantil no que se revelar necessário.

O Politécnico de Leiria, informa em comunicado, que já transmitiu “a toda a família e amigos o pesar pela morte do” estudante.

Revela ainda que “tem ainda informação muito escassa e que se encontra a acompanhar de perto esta situação. O sucedido no apartamento particular onde o estudante residia está a ser investigado pelas autoridades competentes, não existindo informação que aponte para uma relação com atividades de praxe académica”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados