Assinar
Óbidos

Óbidos encaminhou mais de 100 kg de resíduos para reciclagem por habitante em 2021

Pelo segundo ano consecutivo, Óbidos foi o concelho na região Oeste e zona de Lisboa que mais reciclou. Média nacional é de 55 kg por habitante.

São mais 6 quilos do que em 2020 e mais do dobro da média definida pela Valorsul. Em 2021, cada habitante do concelho de Óbidos encaminhou para reciclagem uma média de 103 kg de resíduos.

Pelo segundo ano consecutivo, Óbidos foi o concelho na região Oeste e zona de Lisboa que mais reciclou. Em média, e de acordo com os dados fornecidos pela Valorsul, os 19 concelhos que compõem este sistema intermunicipal, situou-se numa média de 55 kg de recolha seletiva por habitante.

Segundo dados da Valorsul, cada habitante do concelho de Óbidos depositou nos ecopontos, no ano de 2021, 36 kg de vidro, 30 kg de papel/cartão e 36 kg de embalagens.

A Valorsul diz, em comunicado, que terminou 2021, com uma capitação anual de 55 kg de resíduos de embalagens separados por habitante, ultrapassando as metas nacionais e alcançando o “melhor ano de sempre na reciclagem”, tendo registado uma subida de 9.900 toneladas de materiais recicláveis, comparativamente a 2020.

Ainda no ano passado, foram valorizadas nos Centros de Triagem da Valorsul, mais de 95 mil toneladas de embalagens de vidro, papel/cartão, assim como de plástico/metal. A separação de plástico e metal apresentou o maior crescimento (14%), em relação ao ano anterior, seguida pelo papel/cartão com 12% e pelo vidro com mais 9%.

A meta de deposição aterro situava-se nos 10% dos resíduos recebidos para tratamento e a Valorsul depositou apenas 2% da totalidade dos resíduos que entraram nas suas instalações. “Esta significativa redução de colocação de resíduos em aterro é de extrema importância para o cumprimento da meta de redução da deposição de resíduos biodegradáveis em aterro”, refere a mesma nota.

A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados