Assinar
Saúde

Ordem dos Médicos distingue pediatra Bilhota Xavier com medalha de mérito

Júlio Bilhota Xavier foi um dos 18 médicos homenageados hoje a nível nacional.

foto de bilhota xavier no palco depois de ter recebido medalha de mérito

A Ordem dos Médicos (OM) distinguiu, esta tarde, o pediatra Júlio Bilhota Xavier com uma medalha de mérito, “pela entrega e dedicação, profissionalismo e empenho, competência e notoriedade do trabalho realizado ao longo da sua carreira”.

A distinção ocorreu numa cerimónia integrada no Congresso Nacional da OM que termina hoje na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

Em nota de imprensa, a Secção Regional do Centro da OM esclarece que esta distinção é entregue em cada congresso nacional “a quem tenha contribuído de forma relevante para a dignificação da profissão médica, da Medicina em geral e da Humanidade, identificando-se assim com os valores desde sempre defendidos pela OM”.

“Estamos a distinguir as carreiras destes colegas e, neles, destacamos e homenageamos todos os médicos. Estamos a homenagear quem personaliza na perfeição o ‘Ser Médico’ e que tanto se dedicou e continua a dedicar aos seus doentes. Estamos a enaltecer também quem foi pioneiro em cada uma das suas áreas de especialização. São colegas extraordinários e que muito orgulham a Medicina Portuguesa”, sublinhou o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, citado na nota de imprensa.

Júlio Bilhota Xavier, de 69 anos, natural da Guarda, é médico especialista em Pediatria. Criou e dirigiu durante 25 anos o serviço de Pediatria, Neonatologia e Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar de Leiria. Estudou em Coimbra e sempre desempenhou cargos de relevo ao longo da carreira, nomeadamente a presidência da direção do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos (de janeiro de 1999 a junho de 2000) e da Comissão Nacional de Saúde Materna da Criança e do Adolescente (entre 2009 e 2014).

Bilhota Xavier é cofundador da Associação Portuguesa de Telemedicina e da Sociedade de Infeciologia Pediátrica e Sociedade Pediátrica da Qualidade e Segurança do Doente e é membro do Grupo de Trabalho Consultivo, para a elaboração do Plano Nacional de Saúde para a Segurança do Doente 2021-2026, nomeado pela Direção Geral da Saúde, em 2021.

Nesta cerimónia foram homenageados pela OM 18 médicos, entre eles António Rodrigues (Medicina Geral e Familiar) e Helena Gervásio (Oncologia Médica) que, tal como Bilhota Xavier, estão inscritos na Secção Regional do Centro. A par destes profissionais, a OM agraciou ainda Ana Vila Lobos (Nefrologia), Ana Cruz França (Medicina Interna e Medicina Intensiva), Ana Fernandes (Pneumologia), António Damásio (Neurologia), Assunção Martinez  (Medicina Geral e Familiar), Alberto Midões (Cirurgia Geral), Fátima Carneiro (Patologia Clínica), Graça Freitas (Saúde Pública), Filipe Froes (Pneumologia), Luís Graça (Ginecologia/Obstetrícia), João Estrada (Pediatria), José Matos Cruz (Ginecologia/Obstetrícia), Maria Teresa Ramos (Medicina Interna), Pedro Bastos (Cirurgia Cardiotorácica) e Pedro Nunes (Oftalmologia).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados