Assinar
Leiria

Primavera faz pausa na região e temperaturas vão fazer lembrar o inverno

Na região de Leiria, depois de os termómetros terem ultrapassado os 25 graus no último fim de semana, as temperaturas mergulham para valores abaixo da média.

Vento, mais frio e mesmo neve nas terras mais altas. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) deixa a informação: o tempo começou a mudar esta segunda-feira e tende a tornar-se ainda mais invernal nos próximos dias. Pelo menos até domingo, a primavera faz um intervalo.

Na região de Leiria, depois de os termómetros terem ultrapassado os 25 graus no último fim de semana, as temperaturas mergulham para valores abaixo da média.

Sábado, dia 16, o verão fez-se recordar em vários locais desta região: Ansião atingiu 25,8 graus, Alcobaça chegou aos 24,3 e Leiria aos 22,6 graus, revelam os registos do IPMA. Contudo, esta semana as temperaturas máximas registam uma queda acentuada. Na região e no resto do continente português.

Explica o IPMA em nota ontem divulgada que “a partir de hoje dia 18 de abril e até Domingo dia 24 de abril, prevê-se uma mudança do estado do tempo em Portugal continental, com aumento de nebulosidade, descida gradual de temperatura, e vento forte no litoral oeste e nas terras altas até dia 20”.

Adicionalmente, acrescenta o instituto, “poderá ocorrer precipitação fraca e dispersa em especial nas regiões Norte e Centro, eventualmente sob a forma de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, tornando-se mais frequente e intensa na generalidade do território a partir da tarde de dia 21 e no dia 22”.

No que se refere às temperaturas, as diferenças em relação às máximas atingidas no fim de semana, serão significativas. “As temperaturas, em particular as máximas, deverão descer de forma acentuada até dia 22, com diferenças da ordem de 10 a 15°C em alguns locais relativamente às que se fizeram sentir no fim de semana da Páscoa”.

Consequentemente, explica a nota do IPMA, “ir-se-á passar de temperaturas acima da média para valores significativamente abaixo da média. As temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 12 a 15°C na generalidade do território, sendo ligeiramente superiores na costa sul do Algarve, e inferiores a 12°C no interior Norte e Centro”.

Em Leiria, as previsões apontam para uma descida que se deverá notar de forma mais significativa no final da semana, altura em que os termómetros não deverão ultrapassar os 14 graus em Leiria. Para esta terça-feira estão previstos 16 graus de temperatura máxima, situação que se repete na quarta-feira. E embora para quinta-feira esteja prevista uma ligeira subida – para 17 graus – a temperatura máxima desce na sexta para 14 graus.

“As temperaturas mínimas também deverão descer, com valores entre 0 e 4°C no interior Norte e Centro, onde poderá haver formação de gelo e geada”, refere o IPMA.

Para Leiria, todavia, não se prevê que as temperaturas desçam para além dos sete graus previstos para a próxima sexta-feira.

“A partir da tarde de dia 21 a precipitação deverá estender-se a todo o território, e aumentar de intensidade, com queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo a cota para os 1100/1300 metros no dia 22”.

O IPMA prevê ainda uma “diminuição da intensidade e frequência da precipitação no dia 24”, domingo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados