Assinar
Leiria

Reabertura da “Praça das Hortênsias” em Monte Real assinalada com cerimónia no domingo

A Câmara de Leiria considera que a intervenção “trouxe à zona melhores condições para a convivência e permanência de pessoas, bem como no acesso ao mercado local”.

Igreja Matriz de Monte Real CM Leiria

No domingo, dia 10, a Câmara de Leiria assinala a reabertura da “Praça das Hortênsias” e da rua 28 de maio, em Monte Real, que estiveram fechadas ao trânsito e circulação pedonal para obras de requalificação.

A iniciativa aberta a toda a população começa às 10 horas, estando prevista uma celebração do Domingo de Ramos, com missa às 11h30, seguida de uma cerimónia oficial e bênção da praça.

“Durante todo o dia, para além dos espaços de venda de produtos e gastronomia pelas associações locais, haverá animação cultural deambulante com atuação do Rancho Folclórico Rosas do Liz, da Carreira, do Teatro de Animação de Santa Eufémia e da Bandinha da Moca”, explica uma nota de imprensa.

De acordo com a Câmara de Leiria, a intervenção ali realizada “trouxe à zona melhores condições para a convivência e permanência de pessoas, bem como no acesso ao mercado local”.

“Junto à igreja foi criado um espaço para encontros sociais e espaços polivalentes de estadia, recreio e lazer, para apoio ao comércio local e promoção da mobilidade pedonal, através da instalação de um anfiteatro, de um espaço polivalente com jogos de água ao nível do pavimento e capacidade para realização de pequenos eventos e de uma área arborizada”, completa.

A intervenção insere-se na empreitada de requalificação da rua de Leiria, que vai intervir nas infraestruturas de abastecimento de águas e redes de águas residuais, pluviais e domésticas, bem como a reorganização da circulação automóvel com encerramento total ou parcial de alguns troços.

Segundo a autarquia, está prevista ainda a criação de passadeiras sobrelevadas, subida das vias de circulação automóvel para o nível dos passeios pedonais, instalação de novo mobiliário urbano, com estacionamento para bicicletas, balizadores, bancos e caixotes do lixo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados