Assinar
Marinha Grande

Batalha e Marinha Grande com risco máximo de incêndio

Vinte e nove concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Leiria e Castelo Branco apresentam hoje um risco máximo de incêndio

A nossa região conta com dois concelhos entre os 29 do país que estão em risco máximo de incêndio.

Vinte e nove concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Leiria e Castelo Branco apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Entre nós, no distrito de Leiria, Batalha e Marinha Grande são os concelhos com o mais elevado grau de risco de fogo. Com este risco estão ainda os concelhos de Aljezur, Lagos, Monchique, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira (Faro), Portalegre, Gavião, Castelo de Vide, Marvão, Nisa (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Vila de Rei, Sertã (Castelo Branco).

Também os concelhos de Mação, Abrantes, Chamusca, Constância, Vila Nova da Barquinha, Sardoal, Ferreira do Zêzere, Tomar, Ourém e Alcanena (Santarém) estão hoje em risco máximo.

O IPMA colocou também vários concelhos de quase todos os concelhos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado.

O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até terça-feira.

Hoje, as temperaturas máximas vão variar entre os 27 graus Celsius na Guarda e os 36 graus em Santarém, enquanto as mínimas vão oscilar entre os 11 graus em Bragança e os 20 em Aveiro, Portalegre e Porto. Leiria deverá atingir 35 graus.

O IPMA prevê ainda para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas até ao final da manhã e a partir do final da tarde, e subida da temperatura, em especial da máxima.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados