Assinar
Desporto

Campeões universitários 2022 são conhecidos esta sexta-feira

Finais decorrem no pavilhão dos Pousos e no pavilhão da Juve Lis.

Espera-se um grande dia desportivo, esta sexta-feira, recheado de finais e muitas emoções. Na primeira semana de competições das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU), os títulos foram decididos nos últimos segundos de jogo e é expectável que o cenário se repita nos cinco títulos nacionais que faltam entregar.

O pavilhão dos Pousos, em Leiria, será o palco das finais de voleibol feminino (10h30) e masculino (12h45), basquetebol masculino (15h30) e futsal masculino (18 horas). A edição de 2022 termina com a final de andebol masculino, às 20h45, no pavilhão da Juve Lis.

“Ainda bem que retomámos estas competições [pós-pandemia]. É um bom legado para estes estudantes não ficarem totalmente privados daquilo que o desporto universitário proporciona e que não se aprende na sala de aula. Criar os valores desportivos, de experiência social e convívio, com pessoas de diferentes equipas e instituições do ensino superior, é fundamental”, diz André Reis, presidente da FADU (Federação Académica do Desporto Universitário), justificando que a maior parte dos estudantes, em fim de curso, está a participar pela primeira vez na competição.

Feedback positivo

Também por isso, André Reis não se cansa de repetir: estas são das melhores fases finais de sempre. “Contámos com o apoio extraordinário de todas as entidades envolvidas, e não falo só do Politécnico de Leiria e dos Municípios de Leiria e Marinha Grande, mas sobretudo dos clubes, os dirigentes e técnicos, que não têm falhado com nada. Depois o tempo ajudou bastante, tal como o facto de ser o primeiro evento sem máscara e as restrições que estávamos habituados, como a testagem”, explica.

Paralelamente, o dirigente ficou muito agradado com o “envolvimento e acolhimento da comunidade local”. “Todos os atletas têm dado um feedback muito bom das gentes da Marinha Grande e de Leiria. Este evento é feito muito das relações entre as pessoas. A verdade é que o impacto deste evento na economia local é grande. São 12 dias, com uma média de 700 dormidas e isso são centenas de milhares de euros, em alimentação, serviços, comércio”, afirma.

Entre os campeões já apurados, que vão representar Portugal nos Jogos Europeus Universitários, em julho, na Polónia, estão a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) em futsal feminino, a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (AEFEUNL) em futebol masculino, e a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), que venceu em basquetebol e andebol feminino.

A equipa do Politécnico de Leiria foi 4ª em andebol feminino.

As fases finais estão a decorrer pela primeira vez na região e são uma organização local do Politécnico de Leiria, em parceria com as autarquias de Leiria e Marinha Grande, e da FADU.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados