Assinar
Leiria

Especialistas debatem em Leiria a descarbonização da indústria

Apresentação do Centro de Excelência Vocacional para a Inovação Verde, no qual são parceiras escolas, empresas e associações empresariais, a maioria da região de Leiria

Uma conferência intitulada “Roteiros de Descarbonização da Indústria e Capacitação de Empresas”, organizada pela Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei), está marcada para 20 de maio, no âmbito do projeto Greenovet, que pretende desenvolver a excelência no ensino profissional em matérias de inovação verde.

“Nesta sessão, os oradores vão partilhar a sua visão sobre o impacto desta temática para o futuro das empresas em sectores como, por exemplo, a cerâmica e o vidro que têm sido particularmente afetados com a escalada dos custos energéticos”, refere a organização.

Serão dadas a conhecer, também, as condições de acesso às candidaturas para atribuição de incentivos à descarbonização da indústria.

Um outro momento de destaque do evento é a apresentação do Centro de Excelência Vocacional (CoVE) para a Inovação Verde, em Leiria, no qual escolas, empresas e associações empresariais – a maioria da região de Leiria – são parceiras, permitindo a conexão e a partilha de conhecimento na área da sustentabilidade ambiental e económica.

O CoVe e a conferência integram o projeto Greenovet, que visa promover o desenvolvimento, na Europa, da excelência no ensino profissional em matérias de inovação verde. Estendendo-se até 31 de outubro de 2024, tem um orçamento de 4,382 milhões de euros, dos quais 3,5 milhões são provenientes de fundos comunitários.

O Greenovet une as regiões de Styria (Áustria), Vaasa (Finlândia), Skopje (República do Norte da Macedónia) e Leiria, funcionando numa lógica de consórcio. As quatro regiões vão definir planos de formação para docentes e alunos, criar cursos piloto e constituir centros de excelência vocacionais nas áreas da ecologia e do ambiente.

Em Portugal, o consórcio é liderado pelo Politécnico de Leiria, a Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei) e a Escola Tecnológica e Artística de Pombal (ETAP), integrando ainda escolas profissionais, empresas e associações empresariais.

Programa

09h15 – Receção aos participantes

09h30 – Boas-vindas | Henrique Carvalho, Nerlei

09h35 – Centro de Excelência Vocacional da Região de Leiria (CoVE Leiria) | Vitor Ferreira,

Politécnico de Leiria

09h50 – O Hidrogénio na Descarbonização da Economia | Bruno Faustino, PRF

10h10 – Perspetivas da Descarbonização do Setor da Cerâmica e do Vidro | António Baio Dias,

CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro

10h30 – Coffee Break

10h40 – Incorporação de Gases Renováveis em Processos Industriais | Tiago Gaio, be.ERGOS

11h00 – Apoios Comunitários para a Descarbonização | Nuno Órfão, Stream Consulting

11h15 – Perguntas e respostas

A participação é gratuita. As inscrições podem ser realizadas em www.nerlei.pt.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados