Assinar
Pombal

Pombal acolhe congresso internacional dedicado ao envelhecimento ativo

Evento arranca esta quinta-feira e decorre no dia seguinte

A quinta edição do Ageing Congress, um congresso sobre envelhecimento, arranca esta quinta-feira em Pombal.

 O Cine-Teatro de Pombal acolhe o evento a partir de amanhã e no dia seguinte, reunindo mais de 30 oradores de diferentes nacionalidades passam por Pombal para discutir o envelhecimento ativo e com qualidade de vida.

“Desafios e inquietudes da intervenção no envelhecimento” é o tópico que dá o mote à abertura do congresso internacional pelas 9h35 desta quinta-feira.

Segue-se o primeiro painel com duas intervenções dedicadas a “atividades, estímulos e envelhecimento”.

Durante a manhã, é ainda apresentado o livro “Novos Paradigmas do Envelhecimento”, coordenado por Ricardo Pocinho, Cristovão Margarido, Rui Santos, Liliana Marques, Bruno Trindade, Sílvia Silva e Sara Gordo.

A tarde arranca com o momento lúdico “Clube de Leitura da Universidade Sénior de Pombal”, que conta com a presença da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.

Destaque ainda para o terceiro  painel sobre “envelhecimento ativo e bem-sucedido”, no qual se juntam para dar o testemunho na primeira pessoa o maestro Vitorino d’Almeida e a atriz Io Appolloni. A conversa é moderada pelo jornalista Vítor Pinto.

No primeiro dia do evento, tem ainda lugar uma conferência presidida pelo professor jubilado António Galopim de Carvalho (às 16h30) e a apresentação da revista Ibero-Americana de Gerontologia, pelas 17h15.

Projetos educativos e universitários na Terceira Idade, envelhecimento e sociedade, envelhecimento e saúde, e atividades de turismo e lazer na Terceira Idade são os temas em debate na sexta-feira, dia 27.

O dia encerra com uma conferência sobre “autonomia e saúde afetiva no envelhecimento ativo”, dada pelo professor António Pacheco Palha.

As datas incluem momentos musicais e comunicações livres online.

O último dia do Ageing Congress, 28, está reservado para o primeiro Simpósio Nacional de boas Práticas Institucionais, realizado exclusivamente em formato online. Neste simpósio, serão apresentados 15 projetos de vários pontos do país.

O Ageing Congress é promovido pela ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social, que celebra este ano uma década de atividade. O programa completo está disponível online.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados