Assinar
Figueiró dos Vinhos

Quem são os alunos da região selecionados para a final do Concurso Nacional de Leitura?

Dentro de pouco mais de um mês, a equipa de alunos de vários concelhos da região, vai lutar pelo título nacional

São oito, são finalistas e vão representar a região na final nacional do Concurso Nacional de Leitura. Do primeiro ciclo ao secundário, a região já escolheu o lote de alunos que a vai representar, em junho, em Almada, na final do concurso, marcada para dia 4 de junho.

Dentro de pouco mais de um mês, esta equipa que reúne alunos de vários concelhos da região, vai lutar pelo título. Dia 27 de abril, quarta-feira passada, foram escolhidos os finalistas.

A fase intermunicipal da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL 2022) terminou na na Casa da Cultura de Figueiró dos Vinhos.

“Após duas intensas provas, uma de escrita em suporte digital e outra de leitura em palco, dos 141 participantes apurados na fase escolar, são agora oito jovens leitores, dois de cada ciclo de ensino, que irão representar a CIMRL na Fase Final em Almada, a 4 de junho”, aponta nota do município anfitrião desta final intermunicipal.

Sem mais delongas, ficam pois os nomes dos alunos que compõem esta “seleção” regional: Ana Miguel Amado Quiaios (1.º Ciclo – Escola Básica António Vitorino – Marinha Grande); Guilherme Ribeiro Marques (1.º Ciclo – EB1 de Parceiros – Leiria); Laura Medeiros de Castro e Silva (2.º Ciclo – Escola Básica Dr. Bissaya Barreto – Castanheira de Pera); Sérgio José Costa Ferraz (2.º Ciclo – Escola Básica Santa Catarina da Serra – Leiria); Beatriz Cruz Rodrigues (3.º Ciclo – Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos – Figueiró dos Vinhos); Cátia Sofia Alves Rodrigues (3.º Ciclo – Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira – Alvaiázere); Constança Pires Vala e Oliveira Marques (Ensino Secundário – Escola Secundária de Porto de Mós) e Pedro Alexandre dos Santos Madruga (Ensino Secundário – Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello – Ansião).

As provas que permitiram selecionar os finalistas da região, foram avaliadas por um júri constituído por Ana Filomena Amaral, romancista, historiadora, tradutora e autora de 15 livros; Fernando José Rodrigues, escritor, ator, professor, tradutor, formador e fundador do grupo de Teatro de Palavras de Sobra – Gato de Marrazes, Leiria; e Sérgio Godinho, escritor figueiroense, diplomado em Psicologia pela Universidade do Minho e especializado em Recursos Humanos.

Os vencedores desta Fase Intermunicipal receberam vales FNAC, ofertados pela CIMRL, e vouchers oferecidos pelo Município de Figueiró dos Vinhos, a usufruir nos estabelecimentos aderentes do concelho.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados