Assinar
Marinha Grande

Requalificação da adutora de Picotes-Marinha Grande deve ficar concluída no verão

Investimento de 1,5 milhões de euros pretende melhorar abastecimento de água

A requalificação da adutora Picotes – Marinha Grande, um investimento de 1,5 milhões de euros, deverá estar concluída no verão. A data foi avançada pela Câmara local que prevê para os próximos meses a conclusão da obra que deverá melhorar o abastecimento de água à sede do concelho.

“A empreitada integra a requalificação da conduta adutora Picotes/São Pedro de Moel, numa extensão total de 3.200 metros lineares. Está também prevista a reposição dos pavimentos nas zonas de abertura de vala, tal como nas zonas danificadas pelas roturas da atual conduta adutora”, adianta nota de imprensa da autarquia.

A autarquia adiantou que “o sistema de abastecimento de água à freguesia da Marinha Grande é composto por um vasto conjunto de condutas, acessórios e instalações complementares com uma extensão total de cerca de 350 quilómetros, sendo que grande parte desse abastecimento é garantido pela água armazenada no reservatório dos Picotes, localizado na Mata Nacional de Leiria”.

“A conduta liga o reservatório de Picotes à cidade, abastecendo diretamente a zona da Marinha Grande, bem como a zona da Estação”, explica a autarquia.  

Esta solução em construção “prevê uma nova conduta adutora, a instalar entre Picotes e Guarda Nova, enquanto ponto de entrada na malha urbana da cidade”.

De acordo com João Brito, vereador com o pelouro das obras públicas, “a adutora velha sofria constantes roturas”, sendo que o objetivo deste investimento “é reduzir para zero as roturas”.

“É uma obra para melhorar o abastecimento de água”, afirmou João Brito, explicando que os trabalhos, iniciados em julho de 2021, tinham um prazo estimado para julho deste ano.

De acordo com o vereador, citado pela agência Lusa, “a obra está ligeiramente atrasada devido à falta de materiais, o que está a condicionar o prazo de conclusão”, que deverá ocorrer ainda no verão.

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é assinante, entre com a sua conta. Entrar

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados