Assinar
Desporto

Terceira etapa da Volta a Portugal feminina parte de Monte Redondo

Etapa está marcada para 18 de junho e tem chegada prevista para Ourém, com prémio de montanha de segunda categoria no Reguengo do Fetal.

FPC

A segunda edição da Volta a Portugal Feminina, ganha no ano passado por Raquel Queirós, volta a passar nas estradas da região, com uma etapa completa, a terceira, a ser percorrida por cá.

Entre 16 e 19 de junho, o pelotão vai percorrer 273,4 km, começando com um prólogo, em Loures, e terminando com uma etapa em linha que finaliza em Anadia, com duas voltas ao circuito que, semanas depois, irá receber o Campeonato da Europa de Estrada.

As partidas e chegadas do prólogo e das três etapas atravessam cinco comunidades intermunicipais: Área Metropolitana de Lisboa e as comunidades intermunicipais do Oeste, Médio Tejo, Região de Leiria e Região de Aveiro.

A prova inicia-se com um prólogo de 2,9 km, em Loures, a partir das 16 horas de 16 de junho, feriado nacional. Será um contrarrelógio individual, que ajudará a marcar as primeiras diferenças, mas que, por ter uma distância curta, manterá tudo em aberto na luta pela classificação.

A primeira etapa em linha, no dia 17, parte de Vila Franca de Xira, às 12h30, para chegar a Torres Vedras, junto à icónica estátua que homenageia Joaquim Agostinho, cerca das 15 horas, com 87,6 km. “É a menos exigente das etapas em linha em termos de orografia, mas pode guardar surpresas, por passar em zonas onde o vento, por vezes, faz a sua aparição com alguma intensidade”, informa a Federação Portuguesa de Ciclismo.

A terceira jornada, no sábado, 18 de junho, tem partida em Monte Redondo, concelho de Leiria, às 12h45. O itinerário terá 78,1 km, que incluem o prémio de montanha de segunda categoria, no alto do Reguengo do Fetal (Batalha), a 22,5 km da chegada, que acontecerá por volta das 15 horas, em Ourém.

A etapa-rainha será a terceira e última, no dia 19. As ciclistas partem de Aveiro às 12h15 para uma viagem de 104,7 km, que irá terminar em Anadia, cerca das 15h15. A fase final ficará marcada por duas voltas ao circuito que irá receber as provas de fundo do Campeonato da Europa, que a Federação Portuguesa de Ciclismo irá organizar entre 30 de junho e 19 de julho.

“A Volta a Portugal Feminina é herdeira da Volta a Portugal, nascida em 1927, motivo pelo qual tem um compromisso com o território, procurando levar a festa do ciclismo aos mais variados locais. A edição deste ano apresenta uma maior cobertura territorial, sem perder o equilíbrio desportivo. O percurso é variado, apresentando etapas para diferentes perfis de ciclistas. Espera-se que adicione emoção e competitividade ao evento. O final será, certamente, em festa, no circuito que semanas depois irá receber, em Anadia, o Campeonato da Europa de sub23 e juniores”, afirma o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.