Assinar
Mercado

Especialistas de Portugal e Moçambique discutem economia do mar em Peniche

Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar promove conferência esta terça-feira, dia 7 de junho.

Promover a investigação, o debate e a difusão de experiências sobre a economia do mar em Moçambique e Portugal, e otimizar as relações com as empresas, a academia e as instituições moçambicanas e portuguesas, com foco para instrumentos de desenvolvimento como formação, ensino, estágios profissionais para os estudantes moçambicanos e certificação são alguns dos objetivos da conferência que decorre terça-feira, dia 7 de junho, no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche.

A organização é da Câmara de Comércio Portugal-Moçambique (CCPM) e da ESTM, A iniciativa, com apoio da associação gestora do Smart Ocean – Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche, e vai reunir diversos especialistas, investigadores e atores da Economia Azul, com destaque para Joaquim Chissano, segundo presidente de Moçambique, Bernardo Ivo Cruz, secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, e José Maria Costa, secretário de Estado do Mar de Portugal, avança o serviço de comunicação do Politécnico de Leiria.

Segundo a mesma informação, a iniciativa acompanha “um compromisso claro do Politécnico de Leiria para cooperação e desenvolvimento com Moçambique, visando a dinamização de ações de formação, capacitação e criação de um ecossistema de inovação em torno da Ciência e Tecnologia do Mar”.

A sessão de abertura está agendada para as 9 horas, com intervenções de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, e de Pedro Rebelo de Sousa, presidente do Conselho Geral da CCPM. Segue-se, às 9h45, os discursos do segundo presidente moçambicano Joaquim Chissano, de Wilson Mucocole, estudante moçambicano da ESTM, e do secretário de Estado José Maria Costa.

Pelas 10h15 inicia-se um debate sobre a temática da Economia Azul, com Luís Filipe Baptista, presidente da Escola Náutica I. D. Henrique, Portela Rosa, presidente da Navalethes, Pedro Matias, presidente do ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, e Ricardo Ribeiro, administrador da Ferpinta.

O encerramento, previsto para as 12h15, está a cargo de Henrique Antunes, presidente do município de Peniche, Rui Moreira de Carvalho, presidente da direção da CCPM, Sérgio Leandro, diretor da ESTM, e Bernardo Ivo Cruz, secretário Estado da Internacionalização de Portugal.

A conferência decorre a partir das 9h30 de terça-feira, presencialmente e também online, com transmissão Zoom e pelas redes sociais da CCPM. Inscrições para a conferência disponíveis em https://bit.ly/3MaPHnL.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.