Assinar
Cultura

Projeto “Museu na Aldeia” da SAMP vence prémio europeu

“Museu na Aldeia” foi distinguido na categoria “Envolvimento e sensibilização dos cidadãos” dos Prémios Europeus do Património Cultural.

Apresentação "Museu na Aldeia" no Museu de Leiria Joaquim Dâmaso

O projeto “Museu na Aldeia”, promovido pela SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, é um dos vencedores da edição de 2022 dos Prémios Europeus do Património Cultural/ Prémios Europa Nostra, financiados pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

Os vencedores foram anunciados pela Comissão Europeia e a Europa Nostra, sendo que o projeto da SAMP arrecadou uma distinção na categoria “Envolvimento e sensibilização dos cidadãos”.

“Foi com grande orgulho e alegria que recebemos este Prémio Europeu, que pertence também a toda a rede de financiadores e parceiros, museus, municípios, autarquias, freguesias, artistas e, acima de tudo, às comunidades de idosos que dão vida ao projeto”, divulgou a SAMP na sua página de Facebook.

Para o júri dos prémios, citado em comunicado, “a variedade e adaptação das atividades a cada grupo participante faz com que o Museu na Aldeia seja um projeto muito especial”.

“Ao responder a necessidades específicas e aos interesses tanto de jovens, como de idosos, conseguiram assegurar um impacto superior e mais significante. O projeto também demonstra de forma incontestável a relação clara entre o bem-estar e o património cultural,” acrescentou.

A cerimónia de entrega de prémios está agendada para 26 de setembro na Ópera Estatal de Praga, na República Checa, e irá contar com a participação de Mariya Gabriel, comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e Hermann Parzinger, presidente executivo da Europa Nostra.

“Museu na Aldeia” é um programa cultural que promove a comunhão entre museus e aldeias dos municípios da Rede Cultura: 13 museus emprestaram peças a comunidades isoladas; depois discutiu-se e produziram-se obras de arte com habitantes maiores de 65 anos; finalmente, as criações foram apresentadas nos museus.

A SAMP adianta ainda no comunicado que o projeto irá ser “explicado na íntegra num Caderno de Disseminação, para que possa ser facilmente replicado”.

Será também criado “um catálogo de exposições e um Museu Virtual, no qual irá estar exposto o desenvolvimento do projeto e o seu impacto, bem como todas as obras coletivas e peças museológicas”.

Recorde-se que “Museu na Aldeia” foi já premiado pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia na categoria “Inovação e Criatividade” e recebeu o prémio Património.pt para “Melhor Projeto em Parceria”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados