Assinar
Sociedade

1ª FESPONTE comemora 308 anos da freguesia e aposta na gastronomia

O certame, que no futuro incluirá uma mostra de atividades económicas, além das tasquinhas e da música, é também uma forma das associações se financiarem através da venda de refeições

David Antunes é o cabeça de cartaz e atua com a The Midnight Band no sábado

Há 308 anos que Regueira de Pontes foi elevada à condição de freguesia, desmembrando-se da Freguesia de Santiago do Arrabalde. A decisão de 1714 do Bispo de Leiria D. Álvaro de Abranches e Noronha passa a partir agora a ser comemorada com uma festa anual.

A 1ª edição da FESPONTE arranca esta quinta-feira, dia 28, e tem como núcleos centrais as “Tasquinhas Gastronómicas” e música de diferentes estilos.

Esta iniciativa devia ter começado há dois anos, mas a pandemia adiou as intenções da Junta de Freguesia de Regueira de Pontes, presidida por Vítor Matos, que agora entendeu haver as condições para avançar, embora ainda num modelo que é apenas uma parte do projeto a desenvolver no futuro.

Nas próximas edições, em paralelo às tasquinhas, à música e aos divertimentos típicos destas festividades, haverá uma mostra das atividades económicas da freguesia, em que as empresas terão a oportunidade de mostrar o que de melhor produzem, sobretudo as instaladas na área de Regueira de Pontes. A autarquia local tenciona implementar esta dinâmica já no próximo ano.

Para facilitar a participação das empresas, dar organização e coerência estética à mostra de atividades económicas, a junta de freguesia planeia alugar ou fabricar stands modulares, com dois tamanhos possíveis, a utilizar consoante a dimensão das marcas participantes.

Mas, enquanto não chega a FESPONTE’23, importa destacar que o certame “não concorre, nem se sobrepõe” às habituais festividades religiosas da freguesia, que, naturalmente, mantêm a sua programação habitual. A nova festa tem a finalidade de comemorar a elevação de Regueira de Pontes a freguesia e ajudar as instituições locais a financiarem-se.

Por regra, com o objetivo de angariarem fundos, as coletividades organizam eventos em quase todos os fins de semana. Na perspetiva da junta de freguesia, a FESPONTE “é uma forma de as ajudar, permitindo-lhes realizar receitas para equilibrar os seus orçamentos. É uma maneira indireta de apoiar o financiamento das associações, mas também de facilitar a entreajuda das coletividades e de unir a população”.

É ainda uma forma de promover Regueira de Pontes, que é freguesia há 308 anos, mas tem uma existência mais antiga, já que a primeira referência conhecida que lhe é feita data de 1376, numa carta Régia de D. Fernando, atribuindo privilégios aos lavradores.

Nestas primeiras “Tasquinhas Gastronómicas” participam nove associações, metade das quais vão fazer “refeições completas”, incluindo ao almoço de sábado e domingo, o último dia das festas, que têm a duração de quatro dias. Participam o Grupo Animação da Catequese, Conferência S. Vicente de Paulo, Clube Recreativo de Chãs, Sociedade Filarmónica do Sagrado Coração de Jesus e Maria – Filarmónica de Chãs, Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Regueira de Pontes, Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes, Clube Atlético de Regueira de Pontes, e Associação para o Desenvolvimento de Matoeira e Carril.

Os destaques musicais vão para o Duo KeyLove, na primeira noite, e para Vulgo Bandalheiro Rock e Blues, The Peorth e DJ André Cerqueira, na segunda noite.

No sábado, o momento alto da noite está reservado para David Antunes & The Midnight Band, seguindo-se os Cromos da Noite by Cidade FM e DJ Vito.

A FESPONTE encerra no domingo, com as atuações do grupo de dança Katdancing e do Grupo One.

Programa

Quinta-feira, 28
18h00 Abertura do recinto
19h00 Abertura das Tasquinhas Gastronómicas
21h00 Duo KeyLove

Sexta-feira, dia 29
18h00 Abertura do recinto
19h00 Abertura das Tasquinhas Gastronómicas
21h00 Vulgo Bandalheiro Rock&Blues
22h00 The Peorth
24h00 DJ André Cerqueira (Tenda eletrónica)

Sábado, 30
11h00 Abertura do recinto
12h00 Abertura das Tasquinhas Gastronómicas
19h00 Grupo Concertinas na Bajouca
21h30 Filarmónica de Chãs
23h00 David Antunes & The Midnight Band
24h00 Cromos da Noite by CidadeFM (Tenda eletrónica)
02h00 DJ Vito (Tenda Eletrónica)

Domingo, 31
11h00 Abertura do recinto
12h00 Abertura das Tasquinhas Gastronómicas
15h30 Grupo de Cavaquinhos Viver Ativo de Leiria
Primeiro de Dezembro de Vilar dos Prazeres
17h00 Rancho da Maceira
18h00 Grupo de dança Katdancing
21h00 Grupo One

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados