Assinar
Desporto

Clubes decidem título de campeão, este fim de semana, no estádio de Leiria

Juventude Vidigalense compete em Leiria com as equipas masculinas e femininas. Clube de Atletismo da Marinha Grande está em Vagos a disputar a III divisão masculina.

FPA/Luís Barreto

As finais dos Campeonatos Nacionai de clubes, da I e II divisão de atletismo, disputam-se este sábado e domingo à tarde, no estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, onde são esperados os melhores atletas nacionais da modalidade.

Na I divisão, a competição masculina tem dois clássicos favoritos à vitória: o Sporting, que já venceu a competição em 48 edições, e o Benfica, que venceu 33 vezes, 11 delas consecutivas nos últimos anos. Tudo dependerá da atuação de alguns dos principais atletas, alguns recém-chegados dos Mundiais: Pedro Pichardo (campeão mundial no triplo), Isaac Nader (1.500 metros), Tsanko Arnaudov (lançador do peso, que habitualmente treina em Leiria), Leandro Ramos (dardo) e Rui Coelho (marcha), Tiago Pereira (triplo) e João Vieira (marcha).

A luta pelo título não se limita a estes dois clubes, até porque o Sporting de Braga, que há quatro anos sobe ao pódio, também está na corrida, tal como a Juventude Vidigalense, que joga em casa, o Estreito, o Jardim da Serra e a Casa do Benfica de Faro.

Em femininos, espera-se igualmente uma luta feroz e cheia de fair play. O Sporting é o principal e único favorito ao triunfo e apresenta-se com várias atletas que estiveram recentemente também no Mundial de atletismo: Lorene Bazolo (velocidade), Cátia Azevedo (400 m), Vera Barbosa (400 m barreiras), Patrícia Mamona (triplo), e as leirienses Evelise Veiga (comprimento), Auriol Dongmo (peso) e Irina Rodrigues (disco).

Na luta por um lugar no pódio estará também a Juventude Vidigalense, que espera conquistar algumas provas, bem como o Jardim da Serra, 3º classificado em 2021, Estreito, Maia AC, Sporting de Braga e JOMA, que chegou a representar Portugal na Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Já a II divisão, que terá as suas provas antes da primeira divisão, tem um lote de equipas equilibrado. Em masculinos, o campeão dos últimos dois anos, o CA Seia, volta a ser um dos favoritos, mas terá de contar com o Campismo de S. João da Madeira (campeão quatro vezes em 1986, 1993, 2013 e 2017) e ainda o Srª do Desterro, campeões em 2014. Em femininos, como o campeão de 2021 (JOMA) compete na primeira divisão, todo o pódio está em aberto.

A II divisão começa a competir às 14h55 de sábado e às 12h30 de domingo, enquanto a I divisão tem início às 18h25 e fim às 21h25 de sábado, enquado a jornada de domingo decorre das 16h45 às 19h30 (ver horário).

Este fim de semana, decorre também a final de clubes da III divisão, em Vagos, com provas sábado à tarde e domingo de manhã. A equipa masculina do Clube de Atletismo da Marinha Grande é a única formação da região a participar.

No total, 48 equipas de 33 clubes vão disputar os seis troféus nacionais: três em masculinos e três em femininos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados