Assinar
Sociedade

Dominado fogo na Caranguejeira. Dois incêndios mobilizam centenas de bombeiros em Pombal

Incêndios em Vale da Pia e Barrocal-Sicó, em Pombal, estão ativos há vários dias.

Fogos no concelho de Leiria estão controlados, de acordo com o vereador Luís Lopes Joaquim Dâmaso/Foto de Arquivo

O incêndio que deflagrou na terça-feira, dia 12, na Caranguejeira, foi dado como dominado na noite de quarta para quinta-feira, avançou Luís Lopes, responsável da Câmara de Leiria pelo pelouro da Proteção Civil.

Segundo o vereador, houve no entanto uma “reativação forte na zona do Crasto” na manhã desta quinta-feira, que chegou a ameaçar habitações, estando as operações de combate ao fogo a decorrer. Às 11 horas, a situação estava já “mais calma”.

Dada a extensão da área ardida nas freguesias de Caranguejeira, Boa Vista, Colmeias e Memória e as temperaturas elevadas que estão previstas para os próximos dias, os meios de combate aos incêndios permanecem nos locais para trabalhos de consolidação e vigilância ativa, de forma a evitar novas ignições.

Ao longo do dia de ontem, quarta-feira, surgiram vários novos incêndios na região de Leiria, nomeadamente nos Andrinos e em Amor, que “estão controlados” e foram “dominados em ataque inicial”, segundo o vereador.

Quanto ao fogo nos Milagres, está igualmente a ser vigiado de forma ativa.

Chamas continuam a lavrar em Pombal

Ao início da manhã desta quinta-feira, dia 14, os incêndios que mais preocupavam os bombeiros eram os de Vale da Pia e em Barrocal-Sicó, no concelho de Pombal. Em declarações à agência Lusa, o oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) explicou ao início da manhã que na serra do Sicó estão “duas frentes, uma em combate e outra que arde livremente em zona de difícil acesso”.

Segundo Rodrigo Bretelo, o incêndio que deflagrou na sexta-feira em Barrocal-Sicó mobilizava por volta das 8h30 de hoje 132 operacionais, incluindo grupos de reforço de Lisboa, Coimbra e Portalegre, com o apoio de 40 veículos. Entretanto o número de operacionais e veículos no terreno já aumentou, de acordo com os dados do sítio na internet da Proteção Civil.

“Em Vale da Pia, o incêndio está dividido em quatro setores, dos quais três estão em consolidação e um encontra-se ativo em cerca de 30% da sua área”, referiu.

O oficial da ANEPC especificou que a preocupação com este incêndio decorre das grandes dimensões do mesmo e, também, do facto de continuar ativo desde sexta-feira, tendo sofrido várias reativações.

“As temperaturas que nos esperam hoje são mais reduzidas, mas preocupam na mesma, temos parca humidade com valores na ordem dos 5%, o que não facilita o combate e os operacionais no terreno”, disse à Lusa o responsável.

Às 11h27 desta quinta-feira, o fogo em Vale da Pia, Abiul, mobilizava 508 operacionais apoiados por 136 veículos e sete meios aéreos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados