Assinar
Mercado

Empresa da Maceira constrói máquina inovadora que facilita o trabalho com moldes

O objetivo da MBM é comercializar a máquina e há um cliente interessado em testá-la em fábrica

A MBM apresentou recentemente o seu projeto ErgoSystem4Moulds, uma máquina que “pretende apoiar de forma ergonómica e mais eficiente o processo de montagem, afinação, ajuste e fecho de moldes”.

A construção do sistema iniciou-se em 2018, no âmbito de uma candidatura aprovada pelo programa Centro 2020, e na sequência de um desafio colocado à empresa da Maceira, no Concelho de Leiria, por um fabricante de moldes italiano. Esta empresa acabaria por desistir do projeto, devido à crise, mas a MBM decidiu avançar sem este parceiro.

Agora, o objetivo da MBM é comercializar a máquina e há um cliente interessado em testá-la em fábrica. No entanto – ao contrário do que referimos na edição impressa – “ainda não pode ser comercializada, ao abrigo do acordo com a ANI [Agência Nacional de Investigação] e porque ainda falta fazer muitos testes e afinações para haver condições para isso”, como explicou o diretor-geral da MBM, Renato Ribeiro.

O sistema Ergosystem4moulds, “já patenteado”, é apoiado pela ANI, através do Sistema de Incentivos à I&DT Empresarial – Projetos Demonstradores Individuais, e recebeu fundos comunitários através do programa Centro 2020. Contou ainda com a colaboração da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, de outros parceiros e empresas.

A MBM nasceu há 43 anos (1979), com o nome do fundador – Joaquim Esperança Ribeiro – e está presente em Portugal e noutros 20 países. Em 1989 assumiu a designação atual e especializou-se na produção de equipamentos de elevação e construções metálicas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados