Assinar
Música

Filarmónicas regressam aos coretos de Leiria para ciclo de concertos

Coretos de Santa Catarina da Serra e de Vale da Pedra recebem primeiros concertos neste fim de semana, dias 30 e 31. Também no Jardim da Almuinha, em Leiria, atuam seis filarmónicas do concelho este sábado e domingo.

Coreto da Maceira recebe a filarmónica do Arrabal no dia 18 de setembro Joaquim Dâmaso

Os coretos de Leiria regressam a outros tempos num ciclo de concertos que envolve bandas filarmónicas do concelho entre julho e outubro.

A nota inicial de “Música nos Coretos” é este sábado, 30 de julho, com a atuação da filarmónica do Soutocico no coreto de Santa Catarina da Serra, a partir das 21 horas.

O programa pretende “descentralizar, diversificar e qualificar a oferta musical em palcos públicos de reconhecido interesse cultural”, explica o município de Leiria, que organiza o programa com as bandas do concelho e juntas e uniões de freguesia.

“Os coretos têm a particularidade de testemunhar a memória coletiva das comunidades ao simbolizar um espaço de festa e de recreio popular, sobretudo porque era precisamente no seu interior que, antigamente, tocavam as bandas filarmónicas”, recorda a organização.

“Música nos Coretos” prossegue já na tarde deste domingo, dia 31 (15h30), com a filarmónica de Monte Redondo a subir ao coreto de Vale da Pedra, regressando a 18 de setembro com a filarmónica do Arrabal no coreto da Maceira.

Para 8 de outubro (20h30) fica a atuação da filarmónica das Chãs atua no coreto de Outeiro da Fonte, em Carvide.

Já neste fim de semana há mais filarmónicas em ação, nos “Concertos de Verão”, com as bandas de Monte Redondo, Bidoeira e Maceira a darem música ao Jardim da Almuinha Grande, em Leiria, às 19 horas deste sábado, dia 30. Domingo, no mesmo local (18 horas), a “banda sonora” para a tarde é da responsabilidade das filarmónicas da Caranguejeira, Arrabal e Soutocico.

Ainda por iniciativa municipal, o projeto “FICAS – Ciclo de Encontros de Bandas Filarmónicas”, que arrancou em abril, leva no dia 11 de setembro a Sociedade Artística e Musical Cortesense a atuar no Castelo (15h30) e, no dia 9 de outubro, é a Sociedade Filarmónica Maceirense que se apresenta no monumento (15h30).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.