Assinar
Desporto

Professor do Politécnico de Leiria leva modalidades de disco a Cabo Verde e Brasil

José Amoroso visitou os dois países com o intuito de formar professores e levar a prática da modalidade mais longe, criando novas relações.

José Amoroso em primeiro plano, na visita a Cabo Verde Politécnico de Leiria

O sonho de José Amoroso é colocar todas as crianças e jovens a lançar o disco. E não há fronteiras físicas para essa ambição. No último mês, o professor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), no Politécnico de Leiria, levou os desportos de disco a Cabo Verde e Brasil.

Formar e capacitar os professores para o ensino das diferentes modalidades de disco foi o objetivo principal da viagem de José Amoroso para Cabo Verde no início deste mês, no âmbito do programa de desenvolvimento da Federação Internacional de Desportos de Disco (WFDF).

Na ida a Cabo Verde, o docente entregou 1.200 discos a 120 escolas e ofereceu 100 exemplares do seu manual “Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas”.

Para José Amoroso, citado em comunicado, é fundamental “existir este acompanhamento e esta formação”, porque sem ela “o material facilmente fica parado. E o nosso grande objetivo é colocar todas as crianças e jovens a lançar discos”.

“O Ultimate Frisbee e os desportos de disco têm características educativas relevantes no contexto da aprendizagem escolar. A modalidade é dos poucos desportos praticados sem árbitro, promovendo a autorregulação e conceitos ligados à Ética no desporto, fundamentais para um crescimento harmonioso e eclético por parte dos alunos”, frisou.

De acordo com o mesmo comunicado, as ações de formação realizadas em Cabo Verde pretendiam consciencializar para as características e potencialidades das modalidades de disco nas escolas, ensinar aspetos técnicos, desenvolver metodologias de implementação das atividades de disco nas aulas de Educação Física e Desporto Escolar, bem como desenvolver autonomia nos professores no que diz respeito a este desporto.

“Nesta primeira fase pretendemos dar tempo para concretizarem o projeto e fazerem-no chegar às escolas. Posteriormente, promoveremos então uma competição internacional para a população de Cabo Verde que, na altura, já se identificará mais com os desportos de disco”, adiantou o professor.

Visita realizada ao Brasil POLITÉCNICO DE LEIRIA

Já em Brasília, no Brasil, José Amoroso teve a oportunidade de participar na Semana Nacional de Ultimate Frisbee e Desportos com Disco e no III Seminário Internacional sobre Ultimate Frisbee, entre os dias 26 de junho e 4 de julho.

Reuniu igualmente com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário, com o intuito de realizar o primeiro campeonato universitário no Brasil e “um Pan América ao nível das universidades da América do Sul”.

“Abriu-se essa porta gigante”, afirmou José Amoroso, dando ainda conta que é também objetivo implementar naquele país o programa “Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.