Assinar
Pombal

Aprovada localização de novo parque eólico com mais de 700 hectares

O novo parque eólico terá uma potência instalada de 38,5 megawatts (MW), estando previstos sete aerogeradores de 5,5 MW de potência

A localização do novo parque eólico de Pombal foi aprovada na última reunião de Câmara. Trata-se de uma área com 787 hectares que abrange as freguesias de Abiul, Vila Cã, Albergaria dos Doze e a União de Freguesias de Santiago e S. Simão de Litém.

Segundo comunicado da Câmara de Pombal, o Centro Eletroprodutor Eólico representa um investimento de cerca de 60 milhões de euros e será instalado em três fases, num prazo de 12 meses.

De acordo com a mesma nota, o novo parque eólico terá uma potência instalada de 38,5 megawatts (MW), estando previstos sete aerogeradores de 5,5 MW de potência.

O empreendimento inclui ainda uma subestação com cerca de 400 m2 de implantação. O objetivo é “armazenar a energia produzida pelos aerogeradores”.

O projeto surge no âmbito das opções de ordenamento do Plano Diretor Municipal de Pombal e pretende contribuir para a “concretização das metas traçadas no Plano Nacional de Energia e Clima 2030, promovendo a produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável”.

Para além da deliberação do executivo municipal, também as respetivas juntas de freguesia emitiram parecer positivo à localização do parque eólico.

Este processo destina-se à instrução de pedido de atribuição de licença de produção a apresentar à Direção-Geral de Energia e Geologia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.